Quilombos estão para periferias assim como alagados estão para palafitas.
No quarto parágrafo, “Cida Bento” e “Mário Theodoro” desempenham função sintática idêntica, a de aposto.
Um dos sentidos de “plausível” (linha 7) é “aquilo que merece aplauso”.
Em “É secular – desenvolvida como política de Estado ainda no Império” (linha 17), a palavra “secular” não assume o significado de “laico”, “mundano”, como poderia se atribuir a essa palavra em outro contexto.
Segundo o IBGE, ao se fazer referência a pessoas negras, englobam-se pretos e pardos.
Na linha 26, “dos corpos negros” exerce a função sintática de complemento nominal.
A branquitude não se revela como um elemento desconectado do período da escravidão, dependendo desse regime para sua efetivação.
O racismo como ideologia se constrói como fator positivo quando se impõe a conscientização de que a sociedade brasileira é racista.
As mudanças só serão possíveis em relação ao racismo quando as lideranças estiverem nas mãos de pessoas negras.
Há elementos textuais que permitem inferir que o autor do texto é negro.
Segundo Cida Bento, simbolicamente existe uma espécie de “combinação” entre os brancos a se sentirem autorizados a usar os negros.
O texto tem como propósito eminentemente realizar uma resenha dos livros citados, a respeito do racismo estrutural.