Caso se faça, em ordem direta, a reescrita em prosa da
passagem “Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me
desfaço, — não sei, não sei.” (linhas 9-11), poder-se-ia
verificar que o conectivo "se" teria a classificação de conjunção
subordinativa
Leia o texto abaixo, escrito pela educadora e poeta Cecília Meirelles, e responda às questões.
O texto acima pertence ao gênero literário poema. Nesse tipo de gênero, há - em algumas situações (como ocorre no texto apresentado) - a predominância da função de linguagem
No excerto “Não sou alegre nem sou triste:” (linha 3), pode-se
afirmar que o elemento linguístico "nem" funciona como um
conectivo
O mesmo conectivo "nem", citado na questão anterior, no
excerto “Não sou alegre nem sou triste:” (linha 3), poderia,
sem qualquer desvio gramatical e sem alteração de sentido,
ser substituído por
O excerto “Eu canto porque o instante existe e a minha vida
está completa." (linhas 1-2) trata-se de período composto por
coordenação, sob a perspectiva da análise sintática do período
composto. Caso se faça, com manutenção da correção
gramatical, a reescrita de tal excerto, em texto em prosa,
No trecho “Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue
eterno a asa ritmada.” (linhas 13-14),
A partícula "que" em “Sei que canto” (linha 13)
Em “Eu canto porque o instante existe” (linha 1), há um
marcador textual (conectivo) que pode ser substituído, sem
prejuízo de sentido, por
A repetição, por parte do eu-lírico, da passagem “não sei, não
sei.” (linha 11) pode ter como objetivo expressar
Leia o texto abaixo, escrito pela educadora e poeta Cecília Meirelles, e responda à questão.
Pode-se inferir que o eu-lírico do poema possui sobre a tristeza uma visão