O professor Caio leciona a matéria de química. Na última prova do semestre ele aplicou aos seus alunos uma prova com 20 questões de múltipla escolha, cuja pontuação foi distribuída da seguinte maneira:
• as questões de 1 a 5 tinham valor de 4 pontos;
• as questões de 6 a 15 tinham valor de 5 pontos;
• as questões de 16 a 20 tinham valor de 6 pontos.
Em cada questão errada pelo aluno, acarretava uma perda de pontos correspondente a 25% do valor da questão. Para que nenhum aluno tenha pontuação negativa, o professor Caio deverá adicionar a pontuação final do aluno o equivalente a:
Entre os 150 associados do clube Veneza, 70 não praticam nenhum esporte oferecido pelo clube. O clube oferece três modalidades de esporte: natação, tênis e peteca. Analise a quantidade de pessoas que praticam cada modalidade.
• 43 pessoas praticam peteca;
• 33 pessoas praticam tênis;
• 43 pessoas praticam natação;
• 18 pessoas praticam natação e peteca;
• 16 pessoas praticam natação e tênis;
• 15 pessoas praticam peteca e tênis;
• 10 pessoas praticam as três modalidades: peteca, tênis e natação.
Entre todas as pessoas que praticam esportes, é CORRETO afirmar que o percentual daquelas que praticam exatamente duas das três modalidades é igual a:
Cada pessoa que pratica o esporte Alfa também pratica o esporte Beta. Alguns praticantes do esporte Gama, também são praticantes do esporte Beta. Maria pratica dois esportes. Assinale a alternativa que está DE ACORDO com as informações apresentadas.
Quatro motoristas envolvidos em um acidente fazem as seguintes declarações:
⇒ João: Carlos foi o culpado.
⇒ Pedro: eu não fui o culpado.
⇒ Carlos: Paulo foi o culpado.
⇒ Paulo: Carlos está mentindo.
Sabendo-se que apenas um dos motoristas mente, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE quem foi o culpado pelo acidente.
Observe a figura a seguir:

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a face oposta à de número 1: