O pesquisador Vitor Blotta identifica como PRINCIPAL causa para as distorções de interpretação dos direitos humanos no Brasil:
Em relação à construção de estratégias argumentativas no Texto 1, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A autora do texto buscou se amparar em argumentos de autoridade – opinião de pesquisadores e especialistas – com o intuito de dar maior solidez à argumentação e credibilidade às teses defendidas.
( ) A referência ao caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, cuja história foi distorcida por fake news, é um exemplo de argumento baseado em prova concreta.
( ) A estratégia argumentativa baseada no emissor é exemplificada pelo seguinte trecho: “Há uma percepção de que, para alguém conquistar os direitos humanos, alguém tem de perdê-los".
( ) O argumento presente no trecho “a perspectiva da não violência nem sempre está clara para os adultos da escola, por isso, é preciso pensar essa formação de maneira mais ampla, prevendo a convivência escolar", é um raciocínio tautológico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A função sintática dos termos em destaque NÃO foi corretamente identificada entre colchetes em:
Fazem parte do papel da escola no enfrentamento às questões envolvendo direitos humanos e fake news, segundo o Texto 1, EXCETO:
A função morfossintática da palavra “que" em “É explicável que uma sociedade acostumada historicamente com estamentos burocráticos, desigualdades, privilégios e favores [...]" NÃO se repete em:
Sobre gêneros e tipos textuais, analise as afirmativas a seguir:
I- Tipos textuais são sequências teoricamente definidas pela sua natureza linguística.
II- As designações teóricas dos tipos são narração, poema, injunção, descrição, argumentação e exposição.
III- Gêneros textuais são os textos materializados encontrados na vida diária, como, por exemplo, telefonema, romance, bilhete, aula expositiva, lista de compras etc.
Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s):
Observe o infográfico a seguir:
A partir da interpretação do infográfico e do Texto 1, analise as afirmativas a seguir:
I- O infográfico explora, além do discurso verbal, a mensagem visual – um funil, para representar imageticamente o comportamento de filtragem de fake news que se espera de uma interpretação crítica.
II- Os verbos do infográfico encontram-se, em sua maioria, no imperativo, estimulando o leitor a adotar os comportamentos veiculados pela campanha de conscientização.
III- Segundo o Texto 1, a educação pode contribuir para criar o comportamento representado no infográfico.
IV- Segundo o Texto 1, é dever do poder legislativo criar mecanismos legais para impedir a produção e difusão de fake news nas redes sociais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Considerando os pressupostos da sintaxe e da semântica, assinale a alternativa em que as estruturas sublinhadas e numeradas foram categorizadas CORRETAMENTE.
Releia um trecho da matéria.
Sobre o termo em destaque, assinale a alternativa INCORRETA.
O sentido contextual dos vocábulos em destaque NÃO foi corretamente identificado em: