Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d

O petróleo é uma mistura de moléculas de carbono e hidrogênio que tem origem na decomposição de matéria orgânica, principalmente plâncton, formada por meio da ação de bactérias em ambientes com pouco oxigênio. No decorrer de milhões de anos, esse material se acumulou no fundo de oceanos, mares e lagos. Ao ser pressionado pelos movimentos da crosta terrestre, dá origem a mistura que chamamos de petróleo e que é utilizada em várias atividades industriais: combustíveis, tecidos, medicamentos, plásticos, automóveis, entre outras.
                                                                                                                                                               Adaptado. Disponível em: Petróleo: o que é e para que serve? - eCycle. Acesso: 06 de janeiro de 2022.

Observe as imagens a seguir.

Utilizando os dados contidos na questão e seus conhecimentos sobre a obtenção de combustíveis a partir do petróleo, assinale a alternativa correta que apresenta o processo de separação de misturas mais relevante durante a obtenção destes combustíveis e a propriedade física adequada utilizada para esta separação, respectivamente.

O cobre é um metal relativamente raro, empregado de diferentes  maneiras,  desde  em  fiações   elétricas  até mesmo na produção de ligas, como o bronze e o latão. Ele foi o primeiro metal a ser usado pelo  Homem como substituto da pedra, na confecção de armas, ferramentas de trabalho etc. Estudos apontam  que o cobre foi utilizado pelos povos que viviam na ilha de Chipre (cujo nome original era Cyprus - e, posteriormente, Cyprium) há mais de 6.500 anos, daí a origem do seu nome, Cuprum. Por essa  razão, inclusive, o símbolo desse metal é Cu.                                                                                                                                                                                                                                                                                       Adaptado. Disponível em: Cobre: Ocorrência, obtenção industrial, propriedades e utilização - UOL  Educação. Acesso: 05 de
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 janeiro de 2022.

 

Um dos minérios mais utilizados na obtenção do cobre metálico  é  a  calcosita,  que  pode  ser   representada pela fórmula Cu2 S. Um método de retirada do enxofre do minério é o processo de  ustulação (por meio de aquecimento em presença de ar seco, rico em gás oxigênio). Observe a equação  não balanceada a seguir, que representa o processo citado anteriormente: oxigênio). Observe a equação não balanceada a seguir que representa o processo citado anteriormente:

                                                 

Após o balanceamento da equação anterior, assinale a alternativa que apresenta qual é a massa aproximada (em gramas) de cobre metálico que pode ser obtida a partir de 2,0 Kg de Cu2S, com 60% de pureza e gás oxigênio suficiente.                                            (Dados: massas atômicas - Cu = 63,5; S = 32).

Em várias sínteses orgânicas, os compostos de Grignard são utilizados como reagentes para a obtenção de outras substâncias orgânicas. Assim, quando um composto de Grignard reage com um aldeído qualquer, por exemplo, na presença de água e éter, temos a
formação de um álcool e do cloreto básico de magnésio, que é um sal básico.
Observe a figura a seguir:

Figura. Reação genérica entre um composto de Grignard com um aldeído, na presença de éter e água.

Considerando R, uma cadeia com 3 carbonos e X, o cloro (Cl), assinale a alternativa que apresenta quais seriam os nomes do álcool e do sal básico formados, respectivamente.

A Eletroquímica é uma área da química que estuda as reações em que há transferência de elétrons. Ela estuda a conversão de energia química em energia elétrica, por exemplo, em dispositivos como as pilhas e as baterias. E, ainda temos o processo contrário, que é a conversão de energia elétrica em energia química, conhecido como eletrólise. Assim, observe a celula eletroquímica representada pela equação:

                                                                     

A partir desta observação da pilha acima representada pela equação, assinale a alternativa correta.

A produção de biogás faz parte do ciclo global do carbono. Anualmente, a biodegradação natural de  matéria orgânica em condições anaeróbicas libera entre 590 e 800 milhões de  toneladas  de  metano  na  atmosfera.   Os  sistemas de recuperação de biogás exploram esses processos bioquímicos para decompor vários  tipos de biomassa, aproveitando o biogás liberado como fonte de energia. O principal método de  produção do biogás é a quebra biológica de material orgânico na ausência de oxigênio, conhecida como digestão anaeróbica. Em plantas industriais, os micro-organismos digerem a matéria-prima em um  reator controlado, produzindo biogás com 50% a 70% de metano. A partir daí, o biogás pode ser melhorado por vários métodos (absorção, adsorção,  filtração por membrana, separação criogênica), resultando em uma elevação  da  percentagem  de   metano  e  aproximando o biogás ao gás natural fóssil, o que permite seu uso intercambiável.
                                                                                                                                                                                              Disponível em:  Biogás: a próxima fronteira da energia renovável (bndes.gov.br). Acesso:
                                                                                                                                                                                                                                                                                                        05 de janeiro de 2022.

Durante os processos de tratamento de resíduos, em Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), uma das etapas consiste na utilização de um microrganismo que auxilia na degradação da matéria orgânica com mais eficiência e rapidez, liberando o biogás que é geralmente utilizado na produção de eletricidade, que é utilizada na própria ETE, tornado o processo mais sustentável.

Assinale a alternativa correta que apresenta a etapa na qual é introduzido um microrganismo, durante o tratamento de efluentes.

A escala de pH auxilia na manutenção da vida de muitos sistemas. As águas de rios e mares, o sangue, o suco gástrico, a qualidade da água potável, entre outros. Assim, podemos controlar a acidez, a basicidade e a neutralidade de sistemas, de acordo com as necessidades dos seres vivos. A tabela a seguir fornece a concentração hidrogeniônica ou hidroxiliônica a 25°C, em mol/L, de algumas amostras de soluções:

Tabela. Dados de amostras de acordo com suas concentrações hidrogeniônicas e hidroxiliônicas.

                                     

Use: log2= 0,3; log5= 0,7 (aproximações)

De acordo com os dados presentes na tabela, assinale a alternativa correta, quanto à acidez, à neutralidade ou à basicidade das amostras A, B, C e D.

Ao se falar em higienização, limpeza e desinfecção, o termo álcool aparece com frequência e, no Brasil, se refere especificamente aos compostos químicos etanol (álcool etílico) e isopropanol (também denominado de álcool isopropílico). Esses compostos, apresentam dois e três átomos de carbonos, respectivamente, e são bastante solúveis em água, sendo usados em solução. A solução de etanol utilizada para higienização é de 70%, em volume.

De acordo com os dados do enunciado, os volumes, em mL, de etanol e de água existentes em 15L da solução de etanol usada para a higienização, são, respectivamente

A Eritromicina é um medicamento antibiótico utilizado no tratamento de uma série de infecções  bacterianas que acometem os sistemas respiratório, gastrointestinal, genital, dermatológico, oftalmológico,  hepático, pancreático e demais. É de uso controlado, indicado para tratamentos de curto prazo,  podendo causar uma série de efeitos colaterais quando mal administrado ou ingerido em interação com  determinadas substâncias. Pode ser prescrito tanto a crianças quanto adultos. Os principais efeitos colaterais observados na administração desse medicamento são: sonolência,  cansaço excessivo, dores musculares, dores estomacais, gastrites, câimbras musculares, dores de  cabeça, irritabilidade, pensamento confuso, alterações nos batimentos cardíacos, sudorese,  diarreia, náuseas, vômitos,  alterações  na  mucosa  vaginal,  alterações na secreção biliar. E sua  interação com outras substâncias pode causar alterações dos efeitos ou intensificar as reações adversas, como é o caso das interações  com  anti-histamínicos,  anti-inflamatórios e bebidas 
alcoólicas, que podem, inclusive, levar a lesões no fígado e no sistema gastrointestinal. Já a  administração concomitante com antiácidos pode diminuir a eficácia do medicamento e, por isso,  também não é recomendada.
                                                                                                                               Adaptado. Disponível em: Eritromicina: para que serve, BULA, posologia, efeitos colaterais, como usar (guiamedicobrasileiro.
                                                                                                                                                                                                                                                                       com.br). Acesso: 06 de janeiro de 2022.

De acordo com a imagem acima, contendo a fórmula estrutural da Eritromicina, assinale a alternativa que apresenta as funções químicas orgânicas nela presentes.