Em “No jirau da cozinha arrumavam-se mantas de carne-seca e pedaços de toicinho.” (1º§), ao analisar sintaticamente a oração, deve-se classificar seu sujeito como:
Considere a estrutura do seguinte fragmentoretirado do texto: “Se ela houvesse dito quetinha ido ao inferno, bem.” (4º§). Em seguida,assinale a alternativa que traz a análise correta:
Em “Como não sabia falar direito, o menino balbuciava expressões complicadas, (...)” (2º§), o vocábulo destacado é uma conjunção que estabelece relação entre orações no período em que está inserida e possui um valor semântico de:
O sentido das palavras deve ser apreendido nocontexto em que estão inseridas. Desse modo,em “Mas tentara convencê-lo dando-lhe umcocorote, e isto lhe parecia absurdo.” (4º§),embora o termo destacado seja uma expressãoregional, é possível notar que significa:
As expressões destacadas em “repetia assílabas, imitava os berros dos animais, obarulho do vento, o som dos galhos” (2º§)cumprem um papel importante uma vez que:
Quanto à tipologia, é correto afirmar que o texto é narrativo em função de todas as características típicas dessa categoria listadas, exceto:
No texto, o vocábulo “Inferno” promoveleituras distintas. Nesse sentido, assinale aalternativa correta.
A partir de um entendimento global do texto, nota-se que a relação entre pais e filhos era marcada por:
Ao observar o emprego do acento indicativo decrase em “Explicou isto à cachorrinha comabundância de gritos e gestos.” (4º§), nota-seadequação ao que prescreve a gramáticaquanto ao uso desse acento. Assinale aalternativa em que, ao substituir-se“cachorrinha” por outro complemento,provoca-se um erro no emprego do acentograve.
De acordo com a gramática tradicional, avírgula, no interior de uma oração, deve serusada, dentre outros casos, para isolar oadjunto adverbial antecipado. Dentre osfragmentos abaixo, retirados do texto, assinaleaquele em que a vírgula deveria ser empregadapor essa razão.