Segundo Ana Mae Barbosa, a obrigatoriedade do ensino da Arte na educação básica, por si só, não é o bastante para garantir que a presença da Arte no currículo se torne essencial, o professor é a peça chave para garantir o crescimento do aluno e o seu compromisso com a cultura. Para que esse ensino seja efetivo, ela cita uma metodologia que possui uma visão mais contemporânea do ensino de Arte, na qual:
A dança sempre fez parte da cultura dos seres humanos, fazendo parte de cerimônias místicas e religiosas, rituais, lazer e até mesmo como forma de trabalho. Dentro da escola através da atividade da dança o aluno pode desenvolver:
Fatos marcantes para a história do Brasil aconteceram no início do século XX. Em um contexto de grandes mudanças sociais, um novo movimento vinha sendo desenvolvido, com a proposta da construção de uma nova arte, verdadeiramente brasileira. Participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 uma diversidade de artistas, entre pintores, escultores, escritores e músicos, dentre eles:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão divididos por áreas de conhecimentos, agrupando em cada uma delas disciplinas afins. As Artes pertencem ao grupo:
Um grupo de artistas se dedicou à pintura de paisagens e ao registro da ação da luz sobre a natureza e os objetos, assim como das figuras em movimento. Registravam suas cenas através de pinceladas rápidas e figuras sem contornos nítidos, utilizando cores puras. A afirmativa refere-se aos: