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Como afirmado por linguistas e ativistas, muitas línguas indígenas no Brasil estão em risco de se tornarem línguas mortas ou sem falantes em pouco tempo. Outras já perderam seus últimos falantes fluentes e agora estão silenciadas ou passando por processos de revitalização. Acerca desse assunto, tendo em vista os processos de perda da língua materna, suas causas, suas consequências e seus desafios, assinale a alternativa correta.

Essa reflexão de Gilson Tenywaawi Tapirapé remete a uma importante aptidão para quem pretende desempenhar a função de professor indígena, que é a capacidade de

O reconhecimento do direito à educação escolar específica e diferenciada para os povos indígenas brasileiros prevê o direito à reorganização das bases educativas escolares, de modo que atendam aos interesses, às demandas e às dinâmicas culturais e interculturais próprias de cada povo. Esse direito, previsto não somente nos referenciais como em outros dispositivos legais concernentes à educação escolar indígena, diz respeito, especificamente, a um elemento fundamental no processo educativo em seu caráter cultural, que é o

Além do processo inicial de alfabetização, na educação básica, o ensino da língua materna indígena deverá desenvolver atividades para a

A concepção política e pedagógica que orienta essas diretrizes para as escolas indígenas é a de

Conforme a Lei nº 18.969/2015, no processo educacional, é preciso articular o ambiente escolar a outros espaços comunitários, a fim de que sejam garantidos o desenvolvimento sustentável e a preservação da identidade cultural das etnias indígenas. A esse respeito, é correto afirmar que, para isso ocorrer de fato, é necessário que as (os)

Os Referenciais para a formação de professores indígenas (2002) apontam uma dimensão importante na formação de docentes indígenas que é o desenvolvimento de suas competências profissionais para a atuação na escola indígena específica e diferenciada. Algumas dessas competências são de caráter geral e constituem atributos e objetivos da formação de qualquer docente como mediador, produtor, intérprete, pesquisador e divulgador de saberes e culturas entre outros – seus alunos e a comunidade e a sociedade envolvente.

A respeito dessas competências profissionais do docente indígena em formação, é correto afirmar que

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