Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 13 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Assinale a alternativa correta, de acordo com as informações do texto:

Após o acordo ortográfico de 2009, sabe-se que algumas regras do uso do hífen se alteraram. Analise as afir-mativas a seguir e assinale a opção correta, de acordo com as regras vigentes:

Leia um trecho do texto de Rubem Braga “O mato" e responda ao que se pede:

Agora, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas:

De acordo com as classes gramaticais, analise o trecho do texto a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) A palavra VEJO (1ª linha) é um verbo conjugado no modo indicativo e no tempo presente.

( ) A palavra IMEDIATAMENTE (1ªlinha) é um advérbio.

( ) A palavra JOGAREI (6ª linha) é um verbo conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo.

( ) A palavra FICAREI (6ª linha) é um verbo foneticamente irregular, com uma pequena irregularidade tam-bém na sua estrutura formal.

Agora, assinale a alternativa correta:

Leia o trecho a seguir do texto “O torcedor", de Carlos Drummond de Andrade:


Agora, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto:

Um antônimo para a palavra “perturbador" encontramos na alternativa:

A maneira como grafamos algumas palavras podem carregar o significado delas. Analise as afirmativas a seguir sobre ortografia e o significado da palavra: I- Seção: ação ou efeito de secionar, de dividir em partes. II- Sessão: transferência de posse ou direito; ato ou efeito de ceder; cedência, cedimento. III- Cessão: tempo ou período em que uma assembleia, um congresso, um corpo deliberativo ou consultivo se mantém em reunião, estudando, discutindo, resolvendo ou deliberando acerca de fatos ou questões. Agora, assinale a opção correta:

Utilizando como exemplo a palavra “anti-inflamatório”, algumas regras sobre a hifenização se alteraram com o Novo Acordo Ortográfico. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta quanto ao uso ou não do hífen, de acordo com as regras vigentes:

Sobre o tema pontuação, analise a afirmativa a seguir: O que faço, minha prima, aceito ou não a proposta? Agora, assinale a opção correta quanto à regra do uso da vírgula na frase acima:

A Pontuação é assunto de extrema relevância na Língua Portuguesa, pois auxilia na mensagem que o texto deseja passar, evitando ambiguidades, por exemplo. Sobre a pontuação, mais precisamente o uso da vírgula, analise as afirmativas a seguir: I- A vírgula pode ser utilizada para separar explicações que estão no meio da frase. Exemplo: João, o aluno que não fez a prova, esteve na escola hoje. II- A vírgula não pode ser utilizada para separar orações independentes. Exemplo: Eu iria à festa mas fiquei indisposta. III- A vírgula pode ser utilizada para separar o lugar, o tempo ou o modo, que vier no início da frase. Exemplo: De um modo geral, os alunos da quinta série estão com boas notas. Agora, assinale a opção correta:

Os Gêneros do Discurso são elementos fundamentais no processo de produção textual, pois eles são os res-ponsáveis pelas formas que estes assumem, entre outras funções. Podemos afirmar que toda manifestação verbal se organiza de acordo com algum gênero. Sobre os Gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir: I- A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar. II- Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa. III- Os gêneros são formas de enunciados, produzidas historicamente, que se estão disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anún-cio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, entre outros. IV- Saber identificar/selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer as suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Sendo assim, quanto mais se sabe sobre um gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz. Agora, assinale a alternativa correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282