A informação gravimétrica reveste-se de primordial importância em diversas áreas das ciências da Terra, como por exemplo na Geodésia (estudo da forma -geóide- e dimensões da Terra), na Geologia (investigação de estruturas geológicas) e na Geofísica (prospecção mineral). A técnica gravimétrica onde o analito é separado de uma solução da amostra como um precipitado e é convertido a uma espécie de composição conhecida que pode ser pesada é chamada de:
De um modo geral, no laboratório, os reagentes não são misturados na exata proporção exigida pelas reações químicas. Ao
contrário, é comum o excesso de um dos reagentes, geralmente o mais barato. Considerando que o iodeto de alumínio é
formado pelo aquecimento de alumínio em presença de iodo, representamos esta reação através da equação:

Com base nessas informações, partindo-se de 1,40 moles de Al e 3,00 moles de I2, o reagente limitante e o rendimento
teórico do produto serão respectivamente:
Uma solução tampão de qualquer pH desejado pode ser preparada pela combinação de quantidades calculadas de um par
ácido-base conjugado adequado. Na prática, porém, os valores de pH de tampões preparados em laboratório utilizando
quantidades teóricas diferem dos valores previstos, por conta de incertezas nos valores numéricos de muitas constantes de
dissociação e das simplificações utilizadas nos cálculos. Em virtude disso, é comum se prepararam tampões gerando uma
solução cujo pH seja aproximadamente aquele desejado, e então o ajustam pela adição de um ácido forte ou base forte até
que o pH requerido seja indicado por um pH-metro. Assim, para preparar 500 mL de uma solução tampão com pH= 5,00 a
partir do ácido acético (HOA

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Quando existe um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se mantém praticamente inalterado. Entretanto, o balanço de energia pode ser alterado devido às mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, decorrente da poluição. Dentre os principais gases de efeito estufa regulados pelo Protocolo de Quioto, aquele que é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa é o:
Dois métodos básicos são empregados para estabelecer a concentração de soluções padrão: o método direto (utiliza padrão primário) e o método da padronização (utiliza solução padrão secundário). A concentração de uma solução padrão secundário está sujeita a incertezas maiores que a da solução padrão primário. Então, se houver escolha, as soluções serão mais bem preparadas por meio do método direto. Supondo que se queira preparar 2,00 L de AgNO3 com concentração de 0,05 mol/L a partir de um sólido com grau padrão primário, a quantidade de AgNO3 a ser dissolvida será (Dados: Massa molar de AgNO3 = 169,87 g/mol)