Analise os vocábulos, retirados do texto, abaixo e os fenômenos linguísticos que lhes são atribuídos:
I. Cadeia – ditongo e hiato.
II. Daí/destruindo – hiato.
III. Corais/oceanos – ditongo decrescente e ditongo crescente, respectivamente.
IV. Continuidade – dígrafo nasal e hiato.
Quais estão corretos?
Considere as afirmativas abaixo sobre o seguinte período do texto:
“Se todo esse carbono fosse lançado na atmosfera, o planeta estaria ainda muito mais quente”.
I. A primeira oração tem valor condicional e está na voz passiva.
II. A substituição de Se por Caso ensejaria a mudança do tempo verbal desta mesma oração (de
fosse para seja) e da oração seguinte (de estaria para estará).
III. As duas orações têm predicado nominal.
IV. Se a primeira oração estivesse no fim do período, a vírgula seria desnecessária.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa INCORRETA entre as seguintes considerações sobre o texto e informações implícitas suscitadas por ele
Assinale a alternativa que faz uma afirmação INCORRETA acerca do seguinte período do texto:
“É por isso que é tão importante termos os santuários oceânicos: são eles que vão garantir a continuidade do armazenamento desse carbono”.
Assinale a alternativa que apresenta a correta conversão da forma verbal destacada após ser realizada a passagem do trecho abaixo da voz passiva para a voz ativa.
“Segundo os cientistas, mais de 90% do excesso de calor produzido pelos gases de efeito estufa tem
sido absorvido pelos oceanos”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 03, 19, 24 e 25.
Sobre o texto, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se
falsas.
( ) A oração O mar não está para peixe (l. 01) significa, em termos literais, no contexto em que se
encontra, que as condições para a pesca marítima estão adversas.
( ) A expressão ainda por cima (l. 02), no contexto em que está, pode ser substituída tanto por “para
piorar o quadro” como por “como se fosse pouco”.
( ) Se a forma verbal “Entenda” (l. 05) fosse flexionada na 1ª pessoa do plural, ficaria “Entendemos”.
( ) O sentido pretendido de bons (l. 06), no texto, é de “competentes”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as frases elaboradas a partir do seguinte segmento do texto.
“...os mares são também responsáveis por equilibrar a temperatura da Terra e são fundamentais
para a continuidade da vida no planeta”.
I. Os mares propiciam equilíbrio à temperatura da Terra.
II. Eles são fundamentais à continuidade da vida do planeta.
III. O equilíbrio da temperatura da Terra também cabe às águas oceânicas.
IV. Os mares dão à Terra proteção contra as altas temperaturas.
Quais estão corretas em relação ao emprego do sinal indicador de crase?
Assinale a alternativa que apresenta os sinais de pontuação que devem ser empregados no lugar dos , nas linhas 21 e 22 do texto, na ordem em que se apresentam. No caso de não ser necessário nenhum sinal de pontuação, use 0.
Assinale a alternativa correta sobre os vocábulos “ecossistemas” e “microscópicas”, do texto.