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Certa entidade pública, no início do ano de 2019, reuniu funcionários e diretores para a elaboração do planejamento estratégico dos próximos quatro anos. Na primeira reunião, trataram de realizar a Análise SWOT ou FOFA. Quando recolheram as sugestões, dadas por escrito, havia uma
folha com a seguinte frase: “o quadro de servidores da instituição é altamente qualificado”. Tendo em vista os conceitos consagrados para o tema, pode-se dizer que a opinião descrita nessa folha se relaciona com a ideia de:

O sistema Just-in-Time trouxe uma nova visão para o processo produtivo. Foi introduzido na empresa japonesa Toyota nos anos 1950 e se tornou uma revolução na maneira de gerenciar estoques. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA em relação a esse sistema.

Carreiras podem ser definidas como o conjunto de cargos ou funções ocupadas por um profissional ao longo de sua vida. Os planos de carreira são resultado do planejamento feito pela organização para que as competências necessárias para o futuro organizacional sejam desenvolvidas.
Trata-se, portanto, de uma função estratégica de RH na organização para composição de seus quadros profissionais. Tendo em vista os tipos básicos de estruturas de carreiras, relacione os tipos de estruturas, na Coluna 1, às características apropriadas, na Coluna 2.

Coluna 1

  1. Estrutura em linha.
  2. Estrutura em rede.
  3. Estrutura paralela.

Coluna 2

( ) São as estruturas verticais nas quais o indivíduo começa nos níveis mais baixos e pode crescer verticalmente, ocupando paulatinamente posições hierarquicamente superiores na mesma linha de autoridade. Destaca-se que nessa estrutura as pessoas não possuem alternativas ao
progredirem nas carreiras, devendo crescer apenas verticalmente para exercer o cargo de seus chefes, na mesma área de atuação.

( ) São estruturas que possibilitam alternativas para as pessoas no desenvolvimento de suas carreiras. O indivíduo pode crescer para cima, mas também para ocupar outras posições que não a do seu superior imediato. De qualquer forma, os requisitos para ocupar os cargos são préestabelecidos pela organização.

( ) São as estruturas de carreira que permitem aos funcionários se desenvolverem através de uma das linhas existentes na empresa, sendo que uma se refere a cargos de natureza mais técnica e outra a cargos de liderança ou gerenciais. Assim, as pessoas podem se desenvolver enquanto técnicos ou enquanto gestores, podendo ocupar níveis similares em cada uma das linhas. Esse modelo de estrutura tem formato em Y, na qual, depois de atuar na base e conforme se desenvolve na organização, o profissional pode optar por seguir uma das duas trilhas do Y.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O modelo burocrático parte da ideia de que a administração deve ser formalista, centrada nos procedimentos a serem seguidos e na hierarquia das decisões. Assim, haveria eficiência para a organização focada nos seus princípios. Entretanto, o apego exagerado aos princípios burocráticos pode trazer algumas disfunções. Assinale a alternativa que apresenta uma disfunção da burocracia.

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