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Analise as seguintes assertivas a respeito da mesopotâmia: I. Fazia parte de um território em que hoje fica o Kuwait, a Síria, o Iraque e, ao sul, a Turquia, no oriente médio. II. O Crescente Fértil é uma região formada pelo Egito e a mesopotâmia, baseado nas qualidades de suas terras oportunas para o desenvolvimento da agricultura. III. Localizada entre os rios Tigre e Karun, formada basicamente por montanhas, essa região pode chegar a 50 graus à sombra. IV. Vivendo da agricultura, foi na mesopotâmia, há milhares de anos, que povos como os Sumérios, Acadianos, Hititas, Caldeus, Babilônios, Romanos e Sírios se fixaram nessa região. Quais estão corretas?

Em relação à escravidão e ao processo de descravização no Rio Grande do Sul, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas abaixo. ( ) Entre os anos de 1860 e 1870, iniciou um processo de descravização no Rio Grande do Sul. Nesse período histórico, o Estado Rio-Grandense deixou de ser uma das principais regiões escravistas, assumindo um papel social e demográfico. ( ) O processo de descravização teve base solidificada no valor da venda dos cativos, pois, a partir de 1850, houve um rápido crescimento no valor de venda dos cativos. ( ) O valor de venda dos cativos enquadrou-se dentro do processo de descravização como um impedimento ao envio de cativos para os cafeicultores do centro-sul do Brasil. Isso fez a região de cafeicultores do centro-sul do Brasil apresentar a menor população de cativos nesse contexto histórico. ( ) Existem relatos feitos pelo Ministro da Agricultura de 1884 que colocam o Rio Grande do Sul como o maior exportador de cativos entre os anos de 1874 e 1884. Nessa configuração, os dados registrados apontam a existência de 14.302 cativos enviados a outras regiões. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas abaixo acerca das discussões e fundamentos sobre o conceito de pré-história. ( ) A historiografia tradicionalmente retratava as origens da humanidade, situando os historiadores no tempo histórico, conhecido como pré-história, conceito este que diverge das convicções dos historiadores na atualidade. ( ) O conceito de pré-história teve sua configuração a partir do século XIX, na Europa, pois os estudiosos acreditavam que só era possível resgatar o passado de uma sociedade através da escrita deixada por ela. ( ) Com o avanço tecnológico, corroborado com o DNA, através da análise de objetos físicos e orais, fica evidente que a invenção da escrita é fundamental para a história. Nesse sentido, ao determinar a análise da idade de fósseis e de relatos arqueológicos, é comprovado por unanimidade pelos historiadores recentes que antes da escrita não existia história. ( ) Ao refletir sobre o assunto pré-história há uma certa reserva pelos historiadores, pois a invenção da escrita, determinada como marco da história, contradiz com o conceito de história do cotidiano e desfigura a possibilidade da valorização da micro-história. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Considerando o contexto histórico, assinale a alternativa que representa o povo cuja produção artística e cultural surge imitando os gregos com o desenvolvimento do Latim, textos de filosofia e política. Também faz parte do legado desse povo as ciências jurídicas.

Assinale a alternativa INCORRETA, considerando a gênese do período de redemocratização no Brasil e a política externa governamental utilizada nesse contexto histórico.

Assinale a alternativa INCORRETA considerando a visão de Leandro Karnal (2008) sobre conceito de sujeito histórico.

– Assinale a alternativa que representa um conceito de ideias econômicas, utilizadas pelos europeus entre os séculos XV e XVII, que objetivava enriquecer a burguesia e fortalecer os Estados através da ampliação das exportações.

Ao desenvolver o saber no ensino de História em sala de aula, o professor, ao determinar certas atividades, colocando questões relacionadas às seguintes expressões: sucessão e duração, causalidades e mudanças temporais, permanências e mudanças, semelhanças e diferenças, está construindo a noção de:

Em relação à Guerra do Paraguai, analise as assertivas abaixo: I. A Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança, ou propriamente a guerra contra o Paraguai, foi a maior guerra da história da América do Sul, isso se comparado em violência e em extensão, não em resultado. II. A Guerra do Paraguai ocorreu na mesma época da Guerra Civil nos Estados Unidos da América do Norte, que mobilizou milhões de homens em uma população de 33 milhões. III. A existência de disputas entre os colonos em Goiás por um período de 200 anos foi determinante para que o Paraguai, em novembro de 1824, declarasse guerra ao Brasil, invadindo a cidade Rio Verde à noroeste do Estado de Goiás. Quais estão corretas?

Assinale a alternativa que representa o período histórico, na Grécia antiga, em que existia a caracterização de uma comunidade gentílica, uma sociedade rural. Nessa periodização histórica, os bens econômicos dos genos, tais como terra, animais e instrumentos de trabalhos ficavam sobre o controle do chefe.

Considerando o contexto histórico do Rio Grande do Sul, analise as assertivas abaixo: I. A existência de ideologias nos partidos políticos ou na figura de um determinado político é uma essência de cada época. Isso representa certa hegemonia, ou não, na Administração Pública. Portanto, na história do Rio Grande do Sul, Gaspar Silveira Martins representou, em determinado momento, a hegemonia dos interesses dos liberais no poder. II. O partido liberal, no ano de 1889, era um legítimo representante dos interesses dos grandes criadores da campanha. A força da representatividade era tão grande que chegaram a eleger 25 deputados liberais, enquanto existiu partido que não conseguiu eleger nenhum deputado. III. Em 1889 estabeleceu-se uma crise governamental, pois Júlio de Castilhos e os Republicanos renunciaram seus postos no governo, significando uma ruptura com o Visconde de Pelotas, ex-liberal e ex-gasparista. Quais estão corretas?

Assinale a alternativa que apresenta dados INCORRETOS sobre a história da Coreia do Norte e da Coreia do Sul.

Sobre a história do município de Santa Rosa e sua origem, qual a data de fundação do munícipio e quem foi seu primeiro prefeito?

Considerando a instrução da disciplina de História na relação teoria e prática pedagógica em sala de aula, assinale a alternativa que NÃO representa o desafio, ou objetivo, do ensino de História.

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