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Com base em Kaspary (2007), analise as seguintes assertivas relativas ao ofício: I. Dentre as partes de um ofício, está o timbre, também conhecido como cabeçalho. II. O vocativo é parte do ofício que corresponde ao tratamento e ao cargo ou à função do destinatário. III. O assunto é a parte que corresponde ao resumo do assunto principal do ofício. Raramente aparece em ofícios rotineiros. Justifica-se mais sua presença quando o documento é muito extenso. Quais estão corretas?

Medeiros e Hernandes (2010), na parte que trata sobre a comunicação escrita e oral, definem que a mensagem eletrônica (e-mail) é como outra qualquer mensagem escrita, que requer os mesmos cuidados de clareza, simplicidade, coerência, coesão entre as ideias, precisão. Os mencionados autores definem diversas recomendações de como escrever um texto para veiculá-lo por e-mail, dentre essas recomendações destacamos as que seguem: I. Relativamente à redação do texto, alguns cuidados são elementares, como: evitar construir uma mensagem literária; escrever com clareza, apresentando as ideias em ordem direta; usar poucos adjetivos e advérbios. Ideias são transmitidas por substantivos. II. Relativamente à estrutura, o texto deve ter um vocativo (saudação inicial), a mensagem propriamente dita, uma despedida respeitosa e assinatura (nome do remetente) III. Relativamente à digitação do texto, utilize bastante o destaque das palavras, com o uso de letras maiúsculas, itálico, sublinhar ou negrito. É recomendável o uso de frases longas (de mais 15 palavras), e de orações coordenadas, para causar boa impressão no destinatário. Quais estão corretas?

– Kaspary (2007) define diversas normas e recomendações da digitação qualitativa. Com base nesse autor, analise as seguintes assertivas: I. Quando uma frase termina por abreviatura, a pontuação tem que ser feita duplamente, uma pela abreviatura e a outra pelo ponto final. II. Não se sublinham os sinais de pontuação, exceto o hífen. Este, todavia, não deve ser sublinhado quando representa mero sinal de translineação. III. Nunca se deve escrever um número em início de frase. (Exemplo: Errado: 2018 foi o ano... Certo: O ano de 2018 foi...) Quais estão INCORRETAS?

O Manual de Redação da Presidência da República (2002) define que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Segundo o referido Manual, a redação oficial apresenta as seguintes características fundamentais: I. Imparcialidade. II. Clareza e concisão. III. Formalidade e uniformidade. IV. Uso do padrão culto de linguagem. Quais estão corretas?

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