Leia com atenção o extrato de notícia a seguir publicado no site G1 em 12/12/2016:
“A demissão de mais de 3,2 mil trabalhadores do Estaleiro Rio Grande (ERG), de propriedade da Ecovix, deve afetar, além das famílias dos demitidos, a economia da cidade de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul (...) O anúncio das demissões foi feito nesta segunda-feira (12) durante assembléia em frente ao portão da empresa, dias depois do casco da plataforma P-68 ter sido encaminhado para o Espírito Santo, onde será finalizado. (...) Em 2013, os estaleiros do porto de Rio Grande tinham 24 mil trabalhadores. Com as demissões anunciadas nesta segunda, cerca de 2 mil ainda seguem empregados. (...) Novos hotéis surgiram, mas a ocupação não chega a 50% dos leitos. Com menos hóspedes, a construção de seis novos empreendimentos hoteleiros foi cancelada. O mesmo cenário é percebido em outros setores, como comércio, alimentação e transporte.”
(Disponível em: http://g1 .globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/12/novas-demissoes-em-estaleiro-de-rio-grande-deve-afetar-economialocal.html Acesso em 09/02/2017).
Considerando o apresentado na notícia, analise as afirmações abaixo.
I - A quantidade de trabalhadores demitidos desde 2013 representa mais de 90% dos trabalhadores dos estaleiros de Rio Grande.
II - As demissões anunciadas refletem o descaso do governo federal para com a região sul notadamente na última década.
III- Além da área da construção naval, o setor primário da região está sendo o setor mais atingido pela situação descrita.
Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?
Analise as afirmações a seguir considerando informações veiculadas pelas Revistas da Susepe, em especial nos “balanços das principais ações” de 2011 e 2013 e assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
( ) O Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) é a maior casa prisional da América Latina, e tem ala para dependentes químicos funcionando desde abril de 2011.
( ) A Susepe instalou a primeira Coordenadoria Penitenciária da Mulher do Brasil, que tem a função de desenvolver ações que melhorem as condições das mulheres presas.
( ) O condenado do regime fechado ou semiaberto não poderá remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a Revista da Susepe - Balanço 2011, foi realizada a oficina “Construindo Parcerias: Prisões Livres de Tuberculose”. A iniciativa teve como objetivo capacitar entidades da sociedade civil organizada para acompanhar e contribuir com as missões e programas de combate à doença nos estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul. A oficina foi promovida pelo Fundo Global TB-Brasil em parceria com a Susepe. Sobre esse tema é correto afirmar que:
I - um dos problemas que agravam o quadro de pacientes portadores de tuberculose e que podem levar ao óbito é o abandono do tratamento (por parte do paciente).
II- o tratamento da tuberculose deve ser contínuo e dura cerca de seis meses.
III - o Rio Grande do Sul é o Estado com o quarto maior índice de tuberculose no Brasil. Porto Alegre lidera o ranking das capitais brasileiras.
Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?