Considerada a proposta da professora, assinale a alternativa que traz consideração INADEQUADA sobre o texto da aluna:
Abaixo, apresentam-se ocorrências do português que, embora frequentes na língua, não são, de modo geral, abonadas pelas nossas gramáticas normativas. Examine-as e, em seguida, leia as considerações apresentadas sobre elas.
I. Ele queixou com a professora.
II. Esta casa bate muito sol; valerá a pena comprá-la.
III. Felizmente, estudei todos os meus filhos.
IV. Na minha gestão, construiu-se pontes e viadutos modernos.
Assinale a alternativa que traz consideração INADEQUADA.
Todas as alternativas a seguir apresentam sugestões de reformulação do texto, entre parênteses, em consonância com a norma padrão do português, EXCETO:
Em todas as alternativas, o hífen foi utilizado de forma incorreta ao menos uma vez, EXCETO em:

O segmento em destaque também foi produzido por Luís Fernando Veríssimo, em sua crônica, de fevereiro de 2015, O contexto maior, título retomado no trecho da crônica Nossa Senhora dos Destoantes, publicada em 09 de fevereiro de 2018 em: “Destoantes deveriam ir regularmente em romaria à pequena capela e pedir a bênção dessa Nossa Senhora do Contexto Maior, para melhor poder enfrentar a maioria que badala o que não tem importância e o fato errado e menospreza qualquer batida diferente".
Sobre essa referência de O contexto maior em Nossa Senhora dos Destoantes, pode-se afirmar que

O poema de Gregório de Matos salienta
A seguir, são trazidas conceituações da gramática tradicional para as categorias linguísticas abordadas na música:

Os autores embasaram-se na dimensão referencial para definirem poeticamente, por meio de pará-frase, as categorias constantes em:
Pode-se dizer que a informação trazida pela oração adjetiva explicativa na piada é relevante para que o leitor signifique adequadamente:
Examine os sintagmas abaixo:
I. mulher atropelada no casamento.
II. mulher no casamento.
III. mulher atropelada.
IV. mulher.
Tendo em vista a organização sintática da manchete, mas sem levar em conta as informações trazidas pelo corpo da notícia, pode(m) ser tomado(s) como complemento do verbo matar apenas:
Leia a seguir uma das habilidades previstas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o 8º e o 9º anos e responda à questão.

Considerando a habilidade descrita pela BNCC, o estudante deve ser levado a perceber que a manchete publicada pelo jornal O Globo, em 29/1/2009 – “Lula amplia Bolsa Família um dia após cortar orçamento" – traz o ponto de vista do jornal sobre o fato noticiado. Esse ponto de vista se evidencia:
I. pelo uso do verbo “ampliar", no lugar de “aumentar", que seria mais neutro;
II. pelo uso da forma “Lula", no lugar de “presidente do Brasil", que indicaria respeito;
III. pela inserção de informação temporal, que não é central à natureza do fato relatado.
Tendo em vista o exposto acima:
Todas as alternativas abaixo trazem reformulações de trechos do texto sem comprometimento da orientação de sentido original, EXCETO em:
No título da crônica – Nossa Senhora dos Destoantes – a palavra “destoantes" se constitui como uma pungente metáfora que só NÃO pode ser relacionada

No poema de Francisco Alvim, o lirismo se dá por meio da

Considere a seguinte declaração de Patativa do Assaré e as afirmativas abaixo:
“Não é, então, o papel do poeta um papel neutro, de simples observador. O poeta nasceu não só com o dom da poesia, como também com o da verdade e o da justiça. O poeta comenta, critica, ensina...".
I. A rigidez da métrica configura a rigidez ideológica que perpassa a composição das estrofes.
II. Busca pela igualdade social, injustiça social e crítica política são temas encadeados presentes nas estrofes.
III. A presença de discurso religioso contribui para a proposição da justiça defendida nos versos.
IV. O sujeito poético fala sobre o sofrimento de um homem que, sendo da terra, vê-se alijado de seu direito.
Anúncios
Ilustra(m) a declaração de Patativa do Assaré, apenas:
Considere as afirmativas feitas a seguir:
I. Uma boa atividade de ensino gramatical reside no consagrado tripé de exposição (ou explicitação) do conceito em estudo, correta exemplificação (preferivelmente retirados de boas obras literárias ou gêneros mais monitorados da linguagem jornalística) e exercitação exaustiva, a fim de que o aprendiz possa compreender bem o tópico enfocado.
II. Para Travaglia, o ensino de gramática teórica tem grande relevância social, pois há uma aplicação imediata de praticamente todos os tópicos enfocados, que possibilitam ao aprendiz ter melhores resultados no ensino de Ciências.
III. O ensino da vasta metalinguagem constitutiva das prescrições normativas sobre os tópicos que constam do plano curricular de Língua Portuguesa de cada ano / ciclo da educação básica é crucial para o aprendiz, a fim de que este possa ampliar sua desenvoltura nas práticas leitura e escrita.
IV. Ao afirmar que é preciso fornecer “informação cultural sobre a língua", Travaglia remete-nos ao fato de que conhecer a história da língua (seu percurso de mudanças diacrônicas) é tão importante quanto saber utilizar adequadamente as estruturas consideradas válidas no estágio sincrônico atual, se o que se deseja é melhorar a proficiência linguística do aprendiz.
Verifica-se que estão INCORRETAS as afirmativas: