Leia o texto a seguir, do filósofo Schopenhauer:
A abolição do latim como língua geral das pessoas cultas e a introdução da conversa pequeno-burguesa das literaturas nacionais em seu lugar têm sido, para as ciências na Europa, uma verdadeira desgraça.
Sobre a significação e a estruturação desse pensamento, assinale a afirmativa correta.
Observe o seguinte texto.
“Uma reforma radical do ensino público é a primeira de todas as necessidades da pátria, amesquinhada pelo desprezo da cultura científica e pela insigne deseducação do povo.”
Assinale a opção que não representa uma inferência do texto lido:
Assinale a frase a seguir em que a preposição contra tem valor semântico diferente do das demais frases.

O humor da tira acima se apoia numa característica da língua escrita, que é:
Entre as opções a seguir, assinale aquela que respeita a norma culta da língua portuguesa, no que diz respeito à ortografia.
Todas as opções a seguir mostram duas palavras idênticas. Assinale a opção em que essas palavras possuem diferentes sentidos.
Observe o texto a seguir e assinale a afirmativa mais adequada à sua significação ou estruturação:
“Horóscopo signo Virgem. Horóscopo de hoje: Você tem tomado ciência dos seus erros no passado e precisa confiar em alguém. Vá em frente e você terá a luz e confiança daqueles que te cercam para colocar as suas ideias em prática. Seu dia será ótimo e você estará mais comunicativo, não será apenas impressão.”
Assinale a frase a seguir em que os vocábulos sublinhados são considerados sinônimos.
Leia o texto a seguir de Monteiro Lobato.
Estilos, estilos... Eu só conheço uma centena na literatura universal e entre nós só um, o do Machado. E, ademais, estilo é a última coisa que nasce num literato – é o dente do siso. Quando já está quarentão e já cristalizou uma filosofia própria, quando possui uma luneta só dele e para ele fabricada sob medida, quando já não é suscetível de influenciação por mais ninguém, quando alcança a perfeita maturidade de inteligência, então, sim, aparece o estilo.
Assinale a afirmativa correta sobre sua estruturação ou significação:
Leia os seguintes textos, observando os seus termos sublinhados, que se referem a outros termos anteriores.
Assinale a opção que apresenta a indicação incorreta do termo anterior correspondente, é:
Todas as frases a seguir se estruturam a partir de um ditado popular, exceto uma.
Assinale-a.
O escritor francês Paul Valéry escreveu o texto a seguir.
Leia-o com atenção e assinale a afirmativa correta sobre sua significação ou estruturação:
Se a Europa deve ver perecer ou definhar a sua cultura; se nossas cidades, nossos museus, nossos monumentos, nossas universidades devem ser destruídos no furor da guerra conduzida cientificamente; se a existência dos pensadores e dos criadores é tornada impossível ou atroz por circunstâncias brutais, políticas ou econômicas, uma certa consolação, uma certa esperança ficam contidas na ideia de que nossas obras, a lembrança de nossos trabalhos, os nomes de nossos maiores homens não serão como se nunca tivessem existido, e que haverá, aqui e ali, no Novo Mundo, espíritos nos quais viverão de uma segunda vida algumas das criações maravilhosas dos infelizes europeus.
Entre as frases a seguir, assinale aquela em que a expressão “é que” está empregada não como elemento enfático, mas como participante da estrutura sintática da frase.
Entre as frases a seguir, assinale aquela que se mostra coerente.
Assinale a frase a seguir em que a troca de posição dos termos sublinhados modifica o seu sentido.