Acreditando que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e a sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura do significado.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas.Rio de Janeiro: LTC, 2015. (Adaptado.)
A partir de sua visão de “cultura”, o autor sugere que a antropologia necessita de um método de investigação distinto de outros tipos de ciências.
Assinale a opção que expressa corretamente este método.
Segundo György Lukács, é o trabalho que cria a diferenciação entre o humano, como ser social, e os seres unicamente naturais. É por meio dele que nos tornamos capazes de transformar o meio, enquanto ao mesmo tempo nos transformamos.
Isso se deve ao fato de o trabalho ser
O sociólogo Max Weber faz uma análise das diferentes formas de autoridade e dos modos pelas quais elas alcançam legitimidade social. Uma dessas formas se baseia na devoção de uma coletividade a uma figura de liderança considerada como indivíduo excepcional.
Trata-se do poder
É característico da cultura brasileira o processo por meio do qual os conteúdos simbólicos de tradições distintas se articulam e sobrepõem, por meio tanto do contato afetivo quanto conflitivo, gerando novas formas híbridas.
A esse processo se dá o nome de