O sistema mostrado na figura a seguir está em repouso.

Os fios e as roldanas são ideais, todos os atritos são desprezíveis, as esferas têm massas iguais e os blocos têm massa m e m', sendo m > m`.
Se o fio que prende a esfera da esquerda à roldana se romper, os blocos passarão a deslizar sobre o piso horizontal para a direita e a tensão no fio que prende um ao outro se tornará igual a T. No entanto, se o fio que prende a esfera da direita à roldana se romper, os blocos passarão a deslizar para a esquerda e a tensão no fio, que prende um ao outro, se tornará igual a T`.
Essas tensões T e T` são tais que:
Um dos radionuclídeos do Radônio
, decai para um dos isótopos do Polônio, por meio da emissão de partículas alfa.
Das reações listadas a seguir, assinale a que descreve essa reação nuclear.
Um bloco de pequenas dimensões, de massa igual a 0,25 kg, está se movendo em um trilho vertical, cujo perfil está representado na figura a seguir.
Ele passa pelo ponto A do trecho horizontal do trilho com uma velocidade
de módulo igual a 4 m/s e consegue chegar, no máximo, ao ponto B a uma altura de 0,70 m.

Considere g = 10 m/s2.
O trabalho realizado pelos diversos atritos que se opõem ao movimento do bloco, enquanto ele se desloca de A até B, é igual a:
Duas cargas 1 e 2 de mesmo sinal, a primeira com velocidade
e a segunda com velocidade 2.
penetram perpendicularmente em uma região onde há um campo magnético uniforme
.
Ao penetrar no campo, as cargas passam a se deslocar em trajetórias circulares com movimentos uniformes. A primeira com período T1 e a segunda com período T2.
A razão T2/T1 é:
Um projétil é disparado do solo, obliquamente com ângulo de tiro de
= 60o. A figura abaixo ilustra a trajetória percorrida por ele, supondo desprezível a resistência do ar.

Sejam H a altura máxima atingida pelo projétil e R o raio de curvatura da trajetória no ponto mais alto atingido.
A razão H/R é igual a:
Um estudante ganhou um termômetro de líquido graduado em uma escala desconhecida.
Ele verificou que, quando o termômetro do laboratório marcava 280 K, o da escala desconhecida marcava -5; observou, ainda, que uma elevação de 9 K na temperatura correspondia a uma elevação de 12 graus na escala desconhecida.
Esse termômetro graduado nessa escala desconhecida e um termômetro graduado na escala Celsius darão a mesma indicação quando a temperatura for:
Uma partícula M parte do repouso com uma aceleração constante de 0,5 m/s2. Nesse mesmo instante, passa por M, uma partícula N com velocidade constante de 5 m/s e no mesmo sentido do movimento.
A velocidade da partícula M, no instante que encontrar N novamente, será de:
Quatro cargas pontuais q2, q3, q4 e q5 ocupam os vértices 2, 3, 4 e 5 de um pentágono regular, como mostra a figura.

No caso, a intensidade do campo elétrico no vértice 1 é nula: 
. Remove-se para muito longe a carga q2 >0, que se encontrava no vértice 2, e a intensidade do campo elétrico no vértice 1 passa a ser 
Assinale o segmento orientado que indica corretamente a direção e o sentido de 
O capitão de uma embarcação em repouso em relação à âncora vê uma lancha se aproximando à 20 m/s. O apito tem frequência de 640 Hz para o piloto da lancha. Seja a velocidade do som no ar 340 m/s.
O capitão da embarcação registrará a frequência do apito em: