Sobre os procedimentos que caracterizam o crime de conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, de acordo com a Resolução CONTRAN nº 432/2013, avalie as afirmativas a seguir.
I. Exame de sangue que apresente como resultado qualquer concentração de álcool por litro de sangue.
II. Exame de sangue que apresente resultado igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue.
III. Teste de etilômetro com medição realizada igual ou superior a 0,034 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado.
Está correto o que se afirma em:
Sobre a produção post-mortem de substâncias de interesse toxicológico, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A produção endógena de etanol pela Escherichia coli e pela Candida albicans pode ocorrer a partir do substrato glicose.
( ) A produção de espécies químicas nas matrizes biológicas pode ser inibida pela adição de fluoreto de sódio à amostra.
( ) O ácido gama-hidroxibutírico (GHB) pode ser produzido post-mortem em fluidos biológicos putrefeitos.
As afirmativas são, respectivamente:
A entomotoxicologia é a área da entomologia que determina substâncias tóxicas em artrópodes que se alimentam de cadáveres humanos. Tem sua importância principalmente nos casos em que não há amostra biológica da vítima para ser analisada ou essa se encontra comprometida pelos processos de decomposição.
HODECEK, J. Revisiting the concept of entomotoxicology. Forensic Science International: Synergy. 2020: 2, 282-286. Adaptado).
Com relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir.
I. Mesmo em cadáveres esqueletizados, pode-se usar restos de insetos quitinizados como matriz de interesse toxicológico.
II. É possível extrapolar com exatidão os níveis dos toxicantes no inseto para a quantidade do toxicante ativo na vítima ao momento da morte.
III. Podem ser analisadas diversas formas do ciclo animal, tais como ovo, larva, pupa, adulto, exúvia e fezes de besouros.
Está correto o que se afirma em:
Leia o fragmento a seguir.
Quando um toxicante atinge a corrente circulatória, passando ou não por processos de absorção, ele se encontra disponível para distribuição.
DORTA, D. J.; YONAMINE, M.; COSTA, J. L.; MARTINS B. S. Toxicologia Forense. São Paulo: Blucher, 2018. p. 60.
Sobre o processo toxicocinético da distribuição, avalie as afirmativas a seguir.
I. A toxicidade de um xenobiótico não depende do seu volume de distribuição.
II. A ligação de um xenobiótico com proteínas plasmáticas, tais como a albumina e globulinas, altera a sua distribuição para outros tecidos.
III. O volume de distribuição relaciona a quantidade da substância no organismo à sua concentração no sangue ou plasma; a divisão da quantidade dessa substância presente no corpo, pela sua concentração plasmática, nunca será superior ao volume corporal do indivíduo.
Está correto o que se afirma em:
Considerando os vários tipos de matrizes biológicas que podem ser empregados para fins de análises toxicológicas, avalie as afirmativas a seguir:
I. Vísceras coletadas de cadáveres devem ser, preferencialmente, fixadas em formol, visando à posterior análise toxicológica.
II. Para um mesmo periciado, resultados obtidos da análise de matrizes biológicas diversas podem ser totalmente diferentes entre si.
III. Humor vítreo e larvas de insetos são amostras indicadas, sempre que disponíveis, para a determinação da presença de determinados toxicantes em cadáveres em decomposição.
Está correto o que se afirma em:
Leia o fragmento a seguir.
A coleta de sangue no morto deve ser feita através de aspiração com uso de agulha ou seringa, podendo ser feita a coleta de sangue cardíaco ou periférico.
PASSAGLI, M. F. Toxicologia Forense - teoria e prática. 3ª ed. Campinas (SP): Millenium, 2013, p. 385..
Com relação ao sangue utilizado nas análises toxicológicas post-mortem, avalie as afirmativas a seguir.
I. O sangue periférico é, em geral, menos suscetível à redistribuição post mortem, sendo recomendável sua coleta sempre que possível, principalmente para a realização de análises quantitativas.
II. O método mais indicado para a coleta de sangue cardíaco é a punção “cega" através da parede torácica.
III. O uso de soro sanguíneo é extremamente comum nas análises toxicológicas post-mortem, uma vez que a autólise das células facilita a separação entre as frações líquidas e celulares do sangue.
Está correto o que se afirma em:
Leia o trecho a seguir.
O chumbinho é um produto clandestino irregularmente utilizado como raticida e também utilizado com frequência com propósitos homicidas e suicidas. Fisicamente é caracterizado por pequenos grânulos de coloração cinza-chumbo e sua composição pode conter carbamatos e organofosforados.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Chumbinho.
Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/perguntasfrequentes/agrotoxicos/chumbinho>.
Acesso em: 20 nov. 2024.
Sobre os compostos organofosforados e carbamatos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A maioria desses compostos apresenta caráter lipofílico, podendo se acumular no tecido adiposo.
( ) Seus componentes atuam como inibidores da enzima acetilcolinesterase, impedindo a hidrólise da acetilcolina que, quando acumulada, pode ocasionar síndrome colinérgica.
( ) A inibição das colinesterases pelos carbamatos é considerada instável e reversível.
As afirmativas são, respectivamente:
Acerca da interpretação do resultado de um laudo quantitativo de análise toxicológica, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A constatação de um nível sanguíneo potencialmente fatal de um fármaco consiste em um elemento que, necessariamente, é conclusivo para a determinação da causa da morte de uma pessoa.
( ) O tipo de amostra coletada, bem como seu local de coleta no corpo humano, precisam ser considerados na avaliação do resultado.
( ) Sempre que disponível, o histórico clínico do indivíduo e as informações policiais acerca do caso devem ser associados aos achados analíticos.
As afirmativas são, respectivamente:
Os benzodiazepínicos são fármacos largamente utilizados no tratamento da ansiedade e da insônia. Apesar de serem considerados relativamente seguros, seus efeitos adversos podem prejudicar a condução de veículos, provocar amnésia anterógrada, incapacitar vítimas de crimes sexuais e até mesmo, em casos mais graves, levar à morte.
Sobre os benzodiazepínicos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os benzodiazepínicos aumentam a síntese do GABA, intensificando a sua ação inibitória sobre o SNC.
( ) São extensamente metabolizados pelas CYP hepáticas, particularmente CYPs 3A4 e 2C19. Dessa forma, fármacos inibidores da CYP 3A4, tais como a eritromicina, o itraconazol e o cetoconazol, podem diminuir o metabolismo dos benzodiazepínicos.
( ) O uso de benzodiazepínicos, concomitante a outros depressores do sistema nervoso central, aumenta o risco do surgimento de efeitos tóxicos, tais como sedação, letargia e depressão respiratória.
As afirmativas são, respectivamente:
A pesquisa de cianeto deve ser considerada na rotina de avaliação de intoxicação de vítimas que inalaram fumaça de incêndios, uma vez que uma variedade de materiais inflamáveis liberam quantidade significativa de cianeto.
STOLL, S.; ROIDER, G.; KEIL, W. Concentrations of cyanide in blood samples of corpses after smoke inhalation of varying origin. Int J Legal Med. 2017: 131(1), 123-129.
Sobre o cianeto, assinale a afirmativa correta.