Sempre que passamos de uma premissa diretamente a uma conclusão, assumimos como verdadeira alguma ideia intermediária.
Assinale a opção a seguir em que essa ideia intermediária está erradamente identificada.
Assinale a opção em que a substituição do elemento sublinhado por um advérbio de mesmo sentido foi feita de forma correta.
Compare as seguintes frases:
1. Uma professora francesa dá aulas em minha escola.
2. Uma francesa professora mora em minha cidade.
Sobre os termos sublinhados, assinale a opção correta.
Observe o seguinte raciocínio:
Algumas pessoas ganham muito pouco.
Algumas pessoas decidiram apelar para o crime.
Nesse raciocínio ocorre o seguinte problema:
Assinale o segmento textual a seguir que pertence ao tipo textual didático, cuja função principal é a de ensinar algo útil para a educação do indivíduo.
Assinale o texto a seguir cujo raciocínio é indutivo, ou seja, parte do particular para o geral.
Assinale a frase em que a ambiguidade é fruto da polissemia de um vocábulo.
Observe o seguinte texto:
“Como já afirmou um ex-ministro da educação, o Brasil necessita urgentemente de um novo currículo escolar, que procure mais contato com as necessidades atuais dos alunos, o que contribuiria para mais interesse da parte deles e diminuiria a evasão escolar”.
Nesse caso, a observação mais completa e acertada é:
Assinale a frase argumentativa a seguir cuja premissa de raciocínio é feita à base de um julgamento opinativo.
Em todas as frases a seguir procurou-se evitar a repetição do termo sublinhado.
Assinale a opção em que o processo utilizado para isso foi corretamente identificado.
Cada uma das opções a seguir fala da língua escrita e alude a uma de suas funções.
Assinale a frase que se refere à função de transferência do ato comunicativo para outro tempo ou lugar.
Observe a seguinte descrição e assinale a opção correta sobre sua estruturação ou significação:
“A biblioteca do mestre se localizava em um dos cômodos da casa, transformado em escritório. Havia um conjunto de prateleiras onde se alinhavam os livros, muito bem arrumados; cada livro possuía uma etiqueta identificadora para facilitar a consulta. Pequenas estantes ao lado das prateleiras recebiam outras obras, talvez menos importantes.”
Observe o seguinte argumento:
“– Sr Governador, o senhor não deve preocupar-se tanto com o déficit orçamentário do estado, pois com a sua reeleição nas próximas eleições do fim do ano, o senhor terá mais tempo para resolver o problema”.
Nesse raciocínio há uma falácia, que é:
Assinale a opção abaixo que mostra corretamente a ordem de premissa + conclusão na frase.