Um sistema possui uma política de backup que estabelece cópias incrementais executadas diariamente às 6 horas e às 18 horas, de segunda-feira a sábado. Aos domingos é realizada uma cópia completa semanal às 5 horas e uma cópia incremental às 18 horas. O tempo disponível para a equipe de Tecnologia da Informação (TI) recuperar o backup é de 4 horas.
Supondo que o sistema tenha sofrido uma avaria às 3 horas de uma quarta-feira e considerando o backup disponível para recuperação de acordo com a política de backup estabelecida, é correto afirmar que:
Um órgão adotou o uso de assinaturas digitais para seus documentos natos digitais. Para evitar a contestação da assinatura digital, estão sendo utilizados certificados digitais padrão ICP-Brasil.
O pilar da segurança da informação assegurado pelo uso de assinaturas digitais é:
A Estratégia Nacional de Segurança da Informação e Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ) tem o objetivo de aprimorar o nível de maturidade em segurança cibernética nos órgãos do Poder Judiciário.
Conforme estabelecido na ENSEC-PJ, é um objetivo da Rede de Cooperação do Judiciário na área de segurança cibernética:
Um servidor público necessita enviar informações sigilosas sobre um projeto de pesquisa para os membros de sua equipe. Para evitar a interceptação e a leitura não autorizada dessas informações, o servidor protegeu os arquivos com criptografia assimétrica.
Um dos métodos criptográficos que pode ser utilizado na técnica de criptografia adotada é:
Um órgão adquiriu novos servidores para os ambientes de produção e desenvolvimento. Os servidores de produção
acessarão o storage P, enquanto os servidores de desenvolvimento acessarão o storage D. Existe um equipamento para backup em fita (Tape Library) disponível para realizar as cópias de segurança dos servidores. Todos os dispositivos estão
conectados entre si por meio de uma rede de armazenamento (SAN), composta por 2 fabric switches. Para permitir a
transmissão de dados na SAN, foram criados zoneamentos (fabric zoning) envolvendo os dispositivos de armazenamento e backup, conforme descrito abaixo:
Zona A com Storage P
Zona B com Storage D
Zona C com Tape Library
Para fazer backup dos dados dos servidores de produção
armazenados no storage P, é necessário incluir os servidores de
produção apenas na(s) zona(s)
Lara está migrando os servidores físicos do centro de dados onde trabalha para um projeto de hiperconvergência onde vários servidores são instalados em cluster e são fornecidas máquinas virtuais aos clientes. A solução vem com o software de virtualização VMware. Lara precisa se conectar a um componente do vSphere que possa executar as máquinas virtuais, instalar sistemas operacionais, executar aplicativos e configurar as máquinas virtuais.
Conclui-se assim que Lara deverá se conectar ao: