Apolo, analista de suporte de TI, está diante do desafio de implementar um sistema de compartilhamento de arquivos entre
servidores que operam sob os sistemas Linux e Windows no TJMS. Sua principal meta é assegurar uma integração eficiente e compatível entre esses sistemas operacionais distintos. Para alcançar esse objetivo, ele precisa selecionar um protocolo de compartilhamento de arquivos adequado.
Para tal finalidade, Apolo deve escolher o protocolo:
O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) recebeu novos integrantes da área de infraestrutura de TI via concurso público. Esses novos servidores terão a responsabilidade de conectar um novo prédio cedido ao TJMS ao prédio principal. A nova instalação deve possuir um nó central que conecte nós secundários. Esses nós têm uma relação pai-filho com os dispositivos. A topologia é extremamente flexível e escalável, oferecendo facilidade na identificação de erros. Porém, a estrutura pode ser difícil de gerenciar e possuir ponto único de falha.
Essa nova equipe implementará a topologia em:
Gilberto está trocando os cabos de rede da empresa em que trabalha. Seu objetivo é substituir os cabos coaxiais por caboscom melhores taxas de transmissão. Inicialmente, Gilberto ficou na dúvida entre cabos ethernet e fibra óptica.
Como a empresa relatou que não teria problemas quanto a custos, Gilberto optou pela fibra óptica, em virtude de ela:
A equipe de infraestrutura de um órgão adquiriu novos servidores para a instalação de um novo sistema de gestão
utilizado por todos os seus setores. Para aumentar a disponibilidade e segurança dos dados, os discos internos dos
servidores foram configurados com RAID 1+0.
Sobre essa configuração de RAID, é correto afirmar que:
O administrador de redes de um determinado órgão implementou o serviço de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) para alocar os endereços IP para as estações de trabalho gerenciadas. A opção pelo uso do DHCP foi motivada pela facilidade na gerência e na mobilidade de dispositivos entre as diversas redes existentes.
Sobre os mecanismos de alocação de endereços IP suportados pelo DHCP, é correto afirmar que:
João, administrador do banco de dados (DBA) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), é responsável pela implementação da política de segurança do Tribunal. A ele cabem as tarefas de efetuar o controle de acesso às informações e atribuir permissões a quem for necessário. Tiago é técnico do TJMS. Embora insista em ter acesso à tabela pagamento, ele sóprecisa dos dados de parte dessa tabela, incluindo: nome, matrícula e função.
Como forma de implementar a política de segurança e manter o acesso de Tiago, João poderá: