A coerência de um texto é construída também por meio de retomadas, de tipos variados, de outros elementos.
Assinale a opção em que a retomada do termo sublinhado é feita por meio de um elemento de classe gramatical diferente dos demais.
Os adjetivos, em língua portuguesa, podem indicar estados, características, qualidades e relações.
Assinale a frase em que o adjetivo sublinhado indica estado.
Assinale a frase, retirada do romance Memorial de Aires, de Machado de Assis, em que o emprego do acento grave indicativo da crase antes dos demonstrativos aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo está equivocado.
Assinale a frase em que o termo sublinhado está retomado por um grupo nominal.
Assinale a frase que mostra dois vocábulos em oposição semântica (antônimos).
As frases a seguir mostram vocábulos idênticos repetidos. Assinale a frase em que esses vocábulos mostram significados diferentes.
Um conselho anônimo diz: “Não perca tempo em discussões inúteis. Ao invés de brigar, cante uma canção, tome um banho demorado, vá dar uma volta de bicicleta no parque.”
Sobre a estruturação e significação dos componentes desse pensamento, assinale a afirmativa correta.
Observe o seguinte texto de um escritor italiano:
“Existe uma classe de pessoas que dá provas e atribui-se o mérito de ser ilustre há muitas gerações, embora permaneça ociosa e inútil. Intitula-se nobreza; e, não menos do que a classe dos sacerdotes, deve ser considerada como um dos maiores obstáculos à vida livre e um dos mais ferozes e permanentes pilares da tirania.”
Sobre a estrutura e a significação dessa frase, assinale a afirmativa inadequada.
Um grande escritor francês disse certa vez que “Se cinquenta milhões de pessoas dizem uma grande besteira, continua sendo uma grande besteira”.
Essa frase contraria os argumentos presentes nos textos argumentativos, que se apoiam no(a):
Observe o seguinte texto de uma autora inglesa.
“A aristocracia numa república é como um frango cuja cabeça foi cortada: pode até correr com vivacidade de um lado para outro, mas na verdade está morto.”
Sobre a estrutura ou significação do texto acima, assinale a afirmativa incorreta.