Abaixo aparecem cinco definições de um termo que é identificado ao final, entre parênteses; assinale a opção em que o termo indicado não está de acordo com a definição dada.
Muitas formas de superlativo de adjetivos se utilizam de radicais latinos, daí que mostrem diferenças em relação ao radical do adjetivo atual. Assinale o superlativo abaixo que utiliza o radical atual do adjetivo.
Em cada item abaixo há um conjunto de três palavras, seguido de um hiperônimo, ou seja, uma palavra que abrange todas as anteriormente citadas. Assinale a opção em que o hiperônimo indicado é inadequado.
Em todas as frases abaixo ocorre a repetição de termos idênticos; para evitá-la, foram utilizados meios diferentes. Assinale a opção em que a forma de substituição do segundo termo repetido está corretamente identificada.
Assinale a frase que não apresenta uma oposição semântica entre dois termos (antônimos).
Assinale a frase abaixo em que a concordância da forma de particípio sublinhada mostra erro.
“Nos países da Europa oriental, a queda dos regimes comunistas esteve associada à emergência de amplos movimentos sociais que lutavam por mudanças definitivas no sistema econômico como por preocupação com a vigência de direitos cidadãos.”
Entre as afirmações abaixo, assinale aquela que é defendida clara ou implicitamente pelo autor desse fragmento textual.
Assinale a frase abaixo que exemplifica uma definição do termo “felicidade”.
Abaixo aparecem frases em que os termos destacados mostram uma relação lógica entre eles; essa mesma relação é repetida em outra frase a seguir. Assinale a opção em que a primeira relação é repetida de forma conveniente na segunda.
Observe o texto abaixo:
“A felicidade depende da destreza que tenhamos naquelas atividades que consideramos importantes para nós: somente se damos um real valor aos pequenos detalhes cotidianos, podemos ter instantes felizes. A felicidade absoluta não existe, e já que só podemos ter acesso aos pequenos detalhes daquilo que nos interessa, devemos contentar-nos também com esses breves momentos felizes. Por isso, a infelicidade é um claro sinal de nossa incompetência na arte de viver.”
Sobre esse pequeno texto, assinale a afirmativa que está em desacordo com a sua estrutura ou sua significação.
Assinale a frase que está integralmente expressa com palavras em sentido lógico (não figurado).
Entre os fragmentos textuais abaixo, assinale o que pertence a um modo de organização discursiva (descrição, narração, argumentação, exposição e injunção) diferente dos demais.
As preposições podem ser gramaticais – se exigidas pela regência de algum termo anterior – ou nocionais, quando não são
obrigatórias e mostram um significado. Assinale a frase abaixo em que a preposição A tem valor nocional.
Entre as palavras abaixo, assinale aquela em que os dois vocábulos devem flexionar-se.
Em todas as frases abaixo há um termo sublinhado, composto da preposição DE + substantivo; assinale a frase em que esse termo não pode ser substituído adequadamente por um adjetivo.