João acaba de ser nomeado para assumir um cargo de gerente de uma equipe de oito pessoas em uma empresa pública. Marcou então uma reunião com toda a equipe, a fim de conhecer melhor as pessoas, entender suas percepções e expectativas em relação ao trabalho. João identificou que os membros da equipe prestaram concurso para a empresa, buscando estabilidade no emprego; gostariam de ter mais autonomia e assumir mais responsabilidades do que as que têm no momento; percebem que a avaliação de desempenho não é transparente e que “nunca se sabe exatamente por que alguém recebeu determinada avaliação”.
De acordo com as teorias de motivação, os membros da equipe apresentam:
A empresa X adota um método de avaliação de desempenho bastante tradicional. Ele consiste em avaliar o desempenho dos funcionários por meio de um conjunto de frases descritivas dispostas em blocos, que focam em aspectos comportamentais relevantes. Em cada bloco, o avaliador deve apontar duas frases: a que melhor representa o desempenho do funcionário e a que menos o representa.
Esse método de avaliação de desempenho é conhecido como e tem entre suas principais vantagens, respectivamente:
O método adequado de treinamento e desenvolvimento de pessoas depende do tipo de capacidade que se busca, precipuamente, desenvolver nos funcionários.
Para o desenvolvimento de capacidades relacionadas a aspectos atitudinais, tais como cooperação e proatividade, um método adequado é: