Dentro da concepção de Karl Popper, existem hipóteses que são falseáveis e outras que não o são. Com relação à essa proposição de Popper, analise as hipóteses a seguir: I.Todos os pontos de um círculo euclidiano são equidistantes do centro. II.É possível ter sorte em uma aposta na loteria esportiva. III.Ou chove ou não chove. Assinale
Com relação às observações feitas por duas pessoas normais, que estão vendo o mesmo objeto de um mesmo lugar e nas mesmas circunstâncias físicas, analise as afirmativas a seguir. I.As observações não serão idênticas, porque não dependem unicamente das imagens formadas na retina, mas dependem também da experiência, do conhecimento, das expectativas e do estado interno de cada observador. II.As observações serão idênticas, uma vez que ambos os observadores estarão diante de um mesmo fato e terão a mesma experiência visual, isto é, as imagens formadas na retina dos dois observadores possivelmente serão idênticas. III.As observações sobre uma mesma radiografia de pulmão, feitas por dois estudantes de medicina, um iniciando e outro terminando o mesmo curso, terão relatos diferentes. Assinale:
Os trabalhos de Galileu, graças, em parte, ao seu método revolucionário e extremamente eficiente, contribuíram para a resolução de problemas concretos. Sua contribuição para o avanço científico foi importante porque
Imre Lakatos, filósofo da Ciência, considera que uma hipótese pode ter uma parte central (hard core) não necessariamente testável, mas será considerada uma hipótese cientifica se I.sua parte central for capaz de gerar hipóteses testáveis, formando um cinturão coerente. II.sua parte central for capaz de gerar algumas hipóteses testáveis e outras não testáveis. III.sua parte central puder ser rejeitada por meio do teste de uma única das hipóteses do cinturão. Está correto o que se afirma em
As duas figuras a seguir representam, ainda que fora de escala,
alguns astros (pontos brancos, ao fundo) e parte do Sistema
Solar, em dois momentos.
As linhas brancas mais espessas representam a trajetória da luz
envolvendo três astros: Sol, Terra e Júpiter.
O professor pode utilizar as duas figuras para orientar os alunos
na percepção de que