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Com relação ao Modelo de referência COBIT 4.1, de Governança de TI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. (   ) COBIT considera as atividades de TI como um modelo de processos genéricos, que são distribuídos por quatro domínios, que procuram representar o ciclo de vida de um serviço de TI. Esses domínios são denominados: Definir Estratégia, Desenhar Serviço, Entregar Serviço e Monitorar Serviço. (   ) COBIT identificou 34 processos de TI geralmente utilizados. Embora a maioria das organizações possua processos nos quatro domínios em que eles são organizados, poucas terão a mesma estrutura de processos ou aplicarão todos os 34 processos. Portanto, nem todos os processos do COBIT precisam ser aplicados, e eles podem ser combinados conforme as necessidades de cada empresa. (   ) COBIT prescreve que a estratégia da empresa deve ser traduzida pela área de negócios em objetivos de negócios para TI. Estes objetivos devem levar a uma clara definição dos objetivos próprios da área de TI, fazendo com que os objetivos do negócio tenham precedência sobre os objetivos da área de TI. Mesmo quando o negócio da empresa é de prestação de serviços de TI, esta recomendação deve ser rigorosamente respeitada. As afirmativas são, respectivamente,

Considerando os modelos de referência ITIL, COBIT e CMMI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. (   ) O modelo ITIL foi concebido de maneira modular, de modo a permitir que uma organização possa implantar um processo ITIL de cada vez, aumentando gradativamente o seu nível de maturidade, até atingir o maior nível possível de maturidade com todos os processos ITIL implantados. (   ) COBIT fornece boas práticas através de um modelo de governança de TI composto de domínios e processos. Essas boas práticas são mais focadas nos controles e menos na execução, e são orientadas para assegurar a entrega dos serviços e prover métricas para avaliar e classificar a organização de TI em um dos níveis de maturidade COBIT. (   ) CMMI é um modelo de referência para melhoria de processos, que se tornou um padrão de mercado para mensurar o nível de maturidade das empresas fornecedoras de software e serviços e, como consequência, a sua capacidade de entrega de serviços de TI. As afirmativas são, respectivamente,

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