Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto

Considere o trecho abaixo retirado do texto.

“A equipe, liderada pelos psicólogos Jens Gaab e Klaus Opwis, examinou de que maneira vários tipos de informações contextuais afetam a experiência dos visitantes de exposições.” (2º parágrafo)

Assinale a alternativa correta.

Considere o trecho abaixo retirado do texto.

“A partir da segunda metade do século XIV, formam-se novos grupos sociais definidos em função do monopólio de conhecimentos e capacidades específicos: os humanistas, os antiquários, os artistas e os cientistas. Com eles, surgem novos locais em que se formam coleções: as bibliotecas e gabinetes.” (1º parágrafo)

Assinale a alternativa correta.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao texto.

  1. O uso de pergunta no texto (1º parágrafo) produz um efeito interativo, ajudando a focar a atenção do leitor no tema.
  2. Em “Se você é daquelas pessoas que, no museu, tenta ler todas as informações referentes aos quadros, que tal se deixar admirar pelo que você está vendo?” (1º parágrafo), o termo sublinhado funciona como pronome relativo e introduz orações adjetivas nos dois casos.
  3. Em “as informações sobre uma obra não afetam a experiência dos visitantes de um museu – as características estéticas são muito mais marcantes” (1º parágrafo), o travessão é usado para introduzir um discurso direto.
  4. O uso de aspas (1º parágrafo) sinaliza a perspectiva de um professor, reforçando um argumento de autoridade.
  5. Em “Os resultados mostraram que o que influenciou mesmo na experiência dos visitantes […]” (3º parágrafo), o termo sublinhado funciona como um intensificador e pode ser substituído por “de fato” sem prejuízo de significado no texto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto

Considere o trecho abaixo retirado do texto.

“Os visitantes de museus não precisam necessariamente de informações para se sentirem satisfeitos depois de visitar uma exposição. A arte pode falar por si mesma”, diz o professor Jens Gaab. (1º parágrafo)

Assinale a alternativa correta.

Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo, com base no texto.

Coluna 1 Períodos históricos
1. Antiguidade
2. Desde a Idade Média
3. A partir da segunda metade do século XIV
4. Século XIX
5. Século XX

Coluna 2 Descrições
(  ) Responsabilidade da Igreja e da aristocracia
(  ) Museu Nacional de Belas Artes
(  ) Humanistas, antiquários, artistas e cientistas
(  ) Conservação de patrimônio e exposições gerais de belas artes
(  ) Bibliotecas e gabinetes
(  ) Mitologia grega

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Assinale a alternativa correta, com base no texto

Analise o quadrinho abaixo:

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o quadrinho.

(  ) O texto apresenta reflexões e perplexidade de um observador diante do valor de uma obra de arte.
(  ) Em “Tem algo misterioso, obscuro…”, o verbo sublinhado é usado de maneira informal e impessoal.
(  ) Em “A gente analisa…”, o termo sublinhado pode ser substituído por “Nós”, sem desvio da norma culta da língua escrita.
(  ) A construção “O que faz um troço desses custar tão caro?” pode ser reescrita, sem desvio da norma culta da língua escrita, como: “Por quê um troço desses custa tão caro?”

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Considere os trechos a seguir retirados dos textos

  1. “Os visitantes de museus não precisam necessariamente de informações para se sentirem satisfeitos depois de visitar uma exposição.A arte pode falar por si mesma.” (texto 1, 1º parágrafo)
  2. “As obras de arte de Ensor geralmente parecem bizarras ou absurdas; esse modo de expressão específico pode ser o que levou os espectadores a fornecer avaliações mais extremas.” (texto 1, 3ºparágrafo)
  3. “A história da criação de museus de arte no Brasil remonta […] fundação da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), no Rio de Janeiro, em 1826, responsável pela organização de exposições, conservação de patrimônio, criação de pinacotecas e coleções.”
    (texto 2, 2º parágrafo)

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o trecho em seu contexto.

(  ) Em 1, o primeiro período apresenta circunstâncias de finalidade e de tempo.
(  ) Em 1, o segundo período funciona como uma explicação para o primeiro.
(  ) Em 2, as informações são expressas de modo objetivo, factual e assertivo.
(  ) Em 2, os termos bizarras ou absurdas e mais extremas funcionam como predicativo nos dois casos.
(  ) Em 3, “de arte” funciona como adjunto adnominal e “de exposições”, como complemento nominal.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282