Competências profissionais representam combinações
sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes (CH(A),
evidenciadas pelo desempenho profissional, no âmbito de
detemIinado contexto ou estratégia organizacional. Cada mlla
das dimensões do CHA diz respeito a mil tipo de aprendizagem
e pode utilizar diferentes estratégias de desenvolvimento, como
as descritas no quadro a seguir.
Considerando essas infonnações, a alternativa que contém
a correta associação das dimensões do CHA com o tipo de
aprendizagem e o tipo de estratégia de desenvolvimento é:
As competências podem ser classificadas de acordo com os objetivos educacionais. A seguir são apresentadas três taxonomias, denominadas A, B e C. Taxonomia A - percepção, posicionamento, execução acompanhada, mecanização e completo domínio de movimentos. Taxonomia B - conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Taxonomia C – aquiescência/receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. As taxonomias A, B e C correspondem, respectivamente, aos objetivos educacionais dos seguintes domínios:
A palavra treinamento vem de treina (do francês antigo traïne, atualmente traîne), que era o animal usado para treinar os falcões para a caça. Assim, a palavra treinamento surge associada ao conceito de destreza, adestramento, preparo para determinada tarefa a partir de exercício regular e condicionamento. Clara Magalhães, pedagoga de uma importante organização, empregou o termo treinamento em um projeto de educação corporativa desenvolvido em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA ). Levando em conta a etimologia da palavra, a decisão de Clara Magalhães de usar essa nomenclatura pode ser considerada: