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Passando abruptamente do primitivo solene à crônica jocosa e desta ao distanciamento da paródia, o autor jogou sabiamente com níveis de consciência e de comunicação diversos, justificando plenamente o título de rapsódia, mais do que “romance”, que emprestou à obra.

No trecho acima, o crítico e historiador Alfredo Bosi está considerando

As protagonistas de grandes romances do nosso século XIX diferenciam-se muito por conta das diferentes formas e visões de mundo acionadas por seus criadores. Assim é que a personagem Capitu, do romance D. Casmurro, diferentemente da Aurélia, de Senhora,

O crítico Antonio Candido considera que nossa literatura só passou a existir como sistema, ou seja, como uma articulação dinâmica entre autores, obras e público plenamente constituída, a partir do século do Iluminismo, o que leva esse crítico a considerar que

O gênero da crônica frequentado tão criativamente por Rubem Braga é um exemplo alto de

Ao buscar definir sua concepção de poesia, Manuel Bandeira escreveu o poema “Poética”, cujo final se representa nestes versos:

                                                              Quero antes o lirismo dos loucos
                                                              O lirismo dos bêbados
                                                              O lirismo difícil e pungente dos bêbados
                                                              O lirismo dos clowns de Shakespeare
                                                              − Não quero mais saber do lirismo que não é libertação

A liberdade lírica visada pelo poeta nesses versos representa-se como

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