O sistema de tolerância ISO é adotado pela ABNT. De acordo com a norma ISO, as tolerâncias estão representadas corretamente em:
O virabrequim é um componente do motor à combustão interna de um automóvel que está sujeito a elevadas cargas dinâmicas. O processo de fabricação para gerar virabrequins com maior resistência mecânica é
Pretende-se desenvolver uma placa de circuito impresso para um circuito com dupla função: carga para o sinal Va e atenuador de tensão para um osciloscópio (com resistência de entrada da ordem de 50 MΩ), conforme esquema elétrico apresentado abaixo.
Como o conhecimento dos tamanhos (dimensões físicas) dos resistores é fundamental à realização do projeto da PCI, é necessário calcular as máximas potências dissipadas pelos mesmos. Admitindo que a tensão de entrada Va para o projeto será fixada em 200 Vdc, a potência no resistor R2 será de
O processo de fabricação em que o metal líquido é vazado no interior de um molde, permitindo produzir peças de formas complexas, é
Para o layout em desenvolvimento de uma placa de circuito impresso (PCI), que será um driver para acendimento de 3 leds de alta luminosidade, conforme esquema elétrico da Figura I, necessita-se selecionar um transistor tipo Surface Mount Device − SMD, dentre os modelos disponibilizados (encapsulamentos e tipos NPN ou PNP) e ilustrados na Figura II (com dimensões físicas fora de escala).
Sabendo que Vcom é um sinal binário (0V ou 5V) proveniente de um Arduino, que os resistores RB e RC serão devidamente dimensionados, de modo que o transistor selecionado opere como chave (dentro de suas características elétricas) com os pontos elétricos definidos pelo esquema elétrico (B = base, C = coletor e E = emissor), para o funcionamento da placa
Dentre os mais diversos fatores que devem ser considerados na instalação de um motor indução comum (tipo rotor de gaiola horizontal), de modo que se promova a compatibilização do mesmo com o sistema que o irá receber, são citadas algumas afirmações neste contexto:
I. Escorregamento: este termo descreve a diferença entre a rotação síncrona e a rotação efetiva na ponta do eixo do motor.
II. Grau de proteção: é a proteção do motor contra a entrada de corpos estranhos (poeira, fibras, etc.), contato acidental e penetração de água.
III. Os motores tipo monofásicos são instalados somente em tensões de 110 V, 127 V ou 220 V.
IV. Tipo de carcaça: define o tipo de material que a parte externa do estator é construída, não devendo ser confundido com a identificação da potência e rotação do motor, em função da dimensão da carcaça.
V. Classes de Isolamento: é a especificação do isolamento térmico, ou seja, especifica qual é a máxima temperatura que o bobinado do motor pode suportar continuamente sem que seja afetada sua vida útil.
Está correto o que se afirma em
Analise o circuito da figura abaixo.
O cilindro
Considere a figura abaixo.
A vista frontal (VF) da peça representada na figura é
Considere o circuito pneumático da figura abaixo.

O cilindro avança
O circuito abaixo representa uma carga resistiva RC = 4,8 Ω alimentada por uma fonte de tensão real VER, por sua vez composta pela fonte ideal VEI = 12 V e resistência interna RI = 0,2 Ω, através de uma linha de transmissão a qual possui suas perdas nos condutores representas pelas resistências RL = 0,5 Ω.
A partir das informações fornecidas, é correto afirmar que: