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Começando com os processos CobiT, o proprietário do processo poderá gradativamente ampliar as comparações com os

objetivos de controle. Isso atende a três necessidades:

1ª . Uma medida relativa de onde a empresa está.

2ª . Uma maneira de eficientemente decidir para onde ir.

A 3ª necessidade é

Os modelos do CMMI são descritos em termos de áreas de processo, metas e práticas. Áreas de processo são conjuntos de

práticas relacionadas em uma determinada área que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas

consideradas importantes para causarem uma melhoria significativa naquela área. São áreas de processo relacionadas

diretamente à Engenharia de Requisitos no CMMI:

No MR-MPS-SW, o propósito do processo Gerência de Projetos do nível G (Parcialmente Gerenciado) é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto.

Sobre este processo, considere:

I.O orçamento e o cronograma do projeto, incluindo a definição de marcos e pontos de controle, são estabelecidos e mantidos.

II.As oportunidades de negócio, as necessidades e os investimentos são identificados, qualificados, priorizados e selecionados em relação aos objetivos estratégicos da organização por meio de critérios objetivos.

III.Os riscos do projeto são identificados e o seu impacto, probabilidade de ocorrência e prioridade de tratamento são determinados e documentados.

IV.O escopo, as tarefas, as estimativas, o orçamento e o cronograma do projeto são monitorados em relação ao planejado.

São resultados esperados do Processo Gerência de Projetos o que consta APENAS em

Para a área de TI entregar de maneira bem-sucedida os serviços que suportam as estratégias de negócios, deve existir uma

clara definição das responsabilidades e direcionamento dos requisitos pela área de negócios (o cliente) e um claro entendimento

acerca do que e como precisa ser entregue pela TI (o fornecedor). A estratégia da instituição deve ser traduzida pela área de

negócios em objetivos relacionados às iniciativas de TI (objetivos de negócios para TI). Esses objetivos devem levar a uma clara

definição dos objetivos próprios da área de TI (os objetivos de TI), o que por sua vez irá definir os recursos e capacidades de TI

(a arquitetura de TI para a organização) necessários para executar de maneira exitosa a parte que cabe à TI na estratégia da

instituição. Segundo o CobiT, são partes integrantes dos Objetivos de Negócios de TI e da Arquitetura Corporativa de TI, respectivamente:

Considere os seguintes itens relativos à ITIL v3:

I.A habilidade de detectar incidentes o quanto antes. Este quesito irá requerer treinamento dos usuários que irão fazer o

relato de incidentes, o uso de Super Usuários e a configuração de ferramentas de manutenção de eventos.

II.Pessoal de apoio adequado, orientado ao cliente, com treinamento técnico e com níveis de habilidade corretos, em todas

as fases do processo.

III.Disponibilidade de informações sobre os problemas e erros conhecidos. Isso permitirá que a equipe de Gerenciamento de

Incidentes aprenda com os incidentes anteriores e também acompanhe o status de resoluções.

De acordo com a ITIL, é correto dizer que os itens

Na Norma ABNT ISO/IEC 12207:2009, os Processos Contextuais de Sistema estão agrupados em Processos Contratuais,

Processos Organizacionais Capacitadores de Projeto, Processos de Projeto e Processos Técnicos. Os Processos de Projeto

agrupam processos referentes ao planejamento, avaliação e controle. Há duas categorias de Processos de Projeto, os

Processos de Gestão de Projetos e os Processos de Apoio ao Projeto. São Processos da categoria Gestão de Projetos:

É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica

um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que

esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário.

De acordo com o PMBOK, o texto acima é definição de

Para o CobiT, os controles gerais são controles inseridos nos processos de TI e serviços. Já os controles inseridos nos

aplicativos de processos de negócios são comumente chamados de controles de aplicativos. Considere os seguintes itens:

1.Gerenciamento de mudanças.

2.Totalidade.

3.Veracidade.

4.Validade.

5.Segurança.

6.Operação de computadores.

São exemplos de controle gerais e exemplos de controles de aplicativos, respectivamente,

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