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O comportamento de liderança, caracterizado por ações que têm como objetivo manter uma boa harmonia entre o líder e seu superior, e influenciar esse superior a agir favoravelmente em benefício dos membros do grupo subordinado àquele líder, é denominado, liderança

Segundo Hirigoyen (2012), devido aos desgastes psicológicos que o assédio moral provoca, ele não só diminui a produtividade no trabalho, mas favorece

A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: os critérios da organização e o perfil das características dos candidatos que se apresentam. A primeira variável (critérios da organização) é fornecida

A abordagem que procura fazer aproximações da ergonomia ao estudo das exigências afetivas das tarefas, aponta que a ergonomia dá fundamental contribuição para que os trabalhadores possam desenvolver e expressar afetos positivos e para explicar

Embora os problemas emocionais, crises pessoais, o alcoolismo e o uso de drogas sejam considerados problemas pessoais, eles se tornam problemas da empresa quando afetam o comportamento e interferem no desempenho do trabalho. São indicadores de alcoolismo, dentro do ambiente de trabalho, dentre outros: atraso, ausências, problemas de relacionamento, além de

A abordagem estratégica do comportamento organizacional envolve organizar e administrar

A tecnologia também possibilita que as organizações e seus membros se comuniquem com tipos de público novos e variados. Os blogs são páginas da internet utilizados para estabelecer uma comunicação

A Síndrome de Burnout é composta por alguns elementos, dentre eles, a

Em um encontro de coaching, um psicólogo organizacional optou por utilizar o modelo G.R.O.W. definido por Sir John Whitmore, e descrito no seu livro Coaching for Perfomance (1996). G.R.O.W. é um acrônimo de Goal − Reality − Options − What/Wrap up.

Por meio da utilização de perguntas poderosas, o psicólogo organizacional conduzirá seu cliente a passar pelos vários passos do método GROW. A pergunta poderosa que se refere à dimensão What/Wrap up é:

A comunicação dentro das organizações pode ocorrer em qualquer uma de três direções: de cima para baixo, de baixo para cima ou

Pedro desenvolveu uma carreira rápida na empresa em que trabalha, porém, no último ano, passou a questionar os próprios valores e a não acreditar que está fazendo algo importante. Passou a se sentir deprimido, frustrado e a apresentar perda de produtividade. De um tempo para cá, sente falta de feedback positivo sobre seu desempenho e não se sente mais realizado no trabalho. Pedro atingiu o estágio mais grave (mais severo) de estresse, que corresponde

Os fatores individuais que influenciam um processo de avaliação se uma situação é estressante ou não para a pessoa podem ser divididos em dois grupos: crenças e compromissos. Compromissos dizem respeito

Um psicólogo organizacional optou por desenvolver um método tradicional de avaliação de desempenho para a empresa em que presta serviços. Para tanto, fez uso do método das escalas gráficas. Durante o processo de elaboração desse sistema os fatores de avaliação foram selecionados e o formulário confeccionado. Cada fator de desempenho foi dimensionado para retratar um desempenho fraco ou insatisfatório até um desempenho ótimo ou excelente. Entre esses extremos a alternativa selecionada pelo psicólogo para ser utilizada foi a das escalas gráficas descontínuas em que a posição das marcações

Durante um Programa de Treinamento para Lideranças, um psicólogo organizacional apresentou uma classificação de liderança proposto por Robert Blake e Jane Mouton, conhecida como grade gerencial. Ao falar sobre o modelo, informou aos participantes sobre duas dimensões do comportamento do líder, definidas por esses autores: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. A preocupação com a produção é uma dimensão semelhante aos estilos de comportamento de liderança

Trata-se da abordagem de um conflito entre duas partes, que não possuem relacionamento significativo no passado ou contínuo a futuro, portanto, preferem buscar um acordo de forma imediata para por fim à controvérsia ou ao processo judicial. O terceiro, não tem vínculo com nenhuma das partes e pode atuar com mais liberdade e fazê-las refletir sobre as sugestões apresentadas, que nunca são impositivas ou vinculativas. Este método de resolução de conflitos, que visa tão somente ao acordo, é a

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