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De acordo com o texto, o equilíbrio no uso das mídias digitais pelos adolescentes depende
A coesão textual diz respeito
Polissemia é a propriedade que um enunciado tem de
A linguagem coloquial apresenta
“Todo o meu romance distribuído, provavelmente, em dez volumes, é feito, na maior parte, da gente mais comum, tão ninguém, que é a minha criaturada grande de Marajó, Ilhas e Baixo Amazonas. Fui menino de beira de rio, do meio do campo, banhista de igarapé. Passei a juventude no subúrbio de Belém, entre amigos, nunca intelectuais, nos salões da melhor linhagem que são os clubinhos da gente de estiva e das oficinas, das doces e brabinhas namoradas que trabalhavam na fábrica. Um bom intelectual de cátedra alta diria: são as minhas essências, as minhas virtualidades. Eu digo tão simplesmente: é a farinha d'água dos meus bijus. Sou um também daqueles lá, sempre fiz questão de não arredar o pé da minha origem e para isso, ou melhor, para enterrar o pé mais fundo, pude encontrar uma filiação ideológica que me dá razão. A esse pessoal miúdo que tento representar nos meus romances chamo aristocracia de pé no chão."
Dalcídio Jurandir, no texto acima, publicado na Folha do Norte, em 23 de outubro de 1960, explicitava não apenas o universo humano de onde provinha e que lhe interessava, mas também a existência de uma lente ideológica através da qual focava tal universo. Qual dos excertos abaixo é exemplo cristalino dessa perspectiva a que se filiou e do foco nos “pés descalços"?
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O referente do elemento coesivo grifado NÃO está corretamente indicado em
A porção textual que não está diretamente relacionada com o tópico discursivo precedente nem com o que lhe segue é chamada de
Para a semântica, duas palavras são consideradas sinônimas se
A um conjunto de variantes linguísticas dá-se o nome de
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Contém expressão própria da linguagem informal o trecho
A paráfrase é um dos mecanismos de
Nos textos em que a progressão é estabelecida mediante o emprego das mesmas estruturas sintáticas preenchidas com itens lexicais diferentes ocorre
Costuma-se considerar como característica específica da linguagem culta
“Fatal foi teres chegado de manhãzinha, teus olhos de sono, quando ainda a cidade se espreguiçava e teres visto o casario, as ruelas tortuosas, os homens a gritar nomes e coisas.
[...]
Ao saltares dessas águas barrentas, ao abandonares sem saudade, rápido se perdeu o teu barco entre os tantos aportados naquele cais. Fatal foi tropeçares e seguires aos solavancos pelas ruas achando que eram de boas-vindas os olhares. Ao pé do casarão mal iluminado fatal foi pensares que ofereciam vida nova, pois ouviste os sinos.
A família dormia ainda. Soubeste logo que havia menino, que havia menina, um doutor e sua mulher a quem devias servir, branca e alta mulher.
[...]
Diante da mão espalmada, retorno ao meu ofício e aceito ler teu destino mas, te adianto, não vejo mais
- pesada hora - rastro sequer de fortuna, perdeu‐se a do coração.
Cheia de pejo e de dó vou te esconder, Ó senhora, que fatal foi te roubarem a linha da vida."
Sobre o trecho acima, retirado do conto “Velas. Por quem?", de Maria Lúcia Medeiros (1990, p. 11-13), pode-se afirmar que
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A regência verbal culta NÃO foi observada em