A partir da estrutura de Palavras, podemos formar palavras. Observe os vocábulos abaixo e assinale a alternativa CORRETA para qual processo de formação de palavras pertencem.
I) Abajur, networking, pizza, delete.
II) Planalto, aguardente, embora, pernalta.
III) Fim de semana, girassol, passatempo, couve-flor.
Analise as frases abaixo e assinale a alternativa CORRETA referente a coesão e coerência.
De acordo com as funções da linguagem ( emotiva, expressiva, referencial, metalinguística, poética e apelativa), leia o trecho abaixo e assinale a alternativa CORRETA, para a linguagem correspondente.
Assinale a alternativa CORRETA, referente a regência nominal e verbal.
I) Com mãos suaves, ela agradava o menino que caíra.
II)Todos lembravam a gentileza com que nos recebera.
Assinale a alternativa CORRETA, referente as conjunções subordinativas adverbiais abaixo.
I) A viagem aconteceu como o planejado.
II) Eu não desistirei desse plano mesmo que todos me abandonem.
III) Não irei ao trabalho hoje, a não ser que haja algo muito urgente.
Assinale a alternativa CORRETA, referente as conjunções coordenativas abaixo.
I) Fui à escola, mas não realizei as atividades.
II) Cheguei em casa e dormi.
Leia a frase abaixo e assinale a alternativa CORRETA, referente ao sujeito e predicado.
Assinale a alternativa CORRETA referente aos termos integrantes da oração: objeto direto, indireto, complemento nominal.
I) George gosta de assistir filmes.
II) Dany vende roupas.
III) Marta tem orgulho do filho.
Assinale a alternativa CORRETA para a sintaxe: frase, oração e período.
I) Com Licença!
II) Eles estavam brincando.
III) Julia brincou com seu brinquedo o dia todo.
IV) A mulher desviou o rosto e piscou os olhos várias vezes.
Assinale a alternativa CORRETA, referente a sintaxe: frase, oração, período.
I) Fogo! (Frase) ,
II) Chove muito no inverno. (Oração).
III) As flores são lindas. (Período simples)
IV) Fui à escola e busquei meu filho. (Período composto).