Muitos têm dificuldades com interpretação de textos, para melhor interpretar textos devemos desenvolver gosto pela leitura, aumentar nosso vocabulário, entre outros. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta outras regras complementares para boa interpretação textual.
O homem se manifesta ou manifesta algo ao seu semelhante através da linguagem. Linguagem é, todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos. Aponte abaixo a resposta CORRETA que apresenta a conceituação dos dois tipos que se agrupam as diversas linguagens.
Em Língua Portuguesa, uma das regras que provocam mais dúvidas é em relação ao uso dos pronomes. Dessa forma, podemos afirmar que está correta a frase: Para eu fazer. Para eu estudar. Para eu escrever. Etc. E não: Para mim fazer. Para mim estudar. Para mim escrever. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta a justificativa correta do uso dessa regra no uso dos pronomes.
Em relação ao conceito de polifonia, podemos
afirmar em consonância com um de seus principais
autores que ela denomina a pluralidade de vozes em
equilíbrio presente na obra de alguns autores,
notadamente Dostoiévski, romancista russo que viveu
no século XIX. Trata-se de uma metáfora cunhada da
teoria musical. Em música, polifonia se opõe à
organização homofônica (vozes semelhantes que
designam músicas em uníssono) das vozes melódicas.
Indique abaixo o nome do autor que concebeu a
definição de polifonia acima.
O conceito de interação ou o ato de dialogar foi criado pelo linguista russo Bakhtin, que o descreve como um mecanismo de interação textual muito comum na polifonia, processo no qual um texto apresenta a existência de outros textos em seu interior. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta o nome do conceito mencionado acima.
Em vigor desde janeiro de 2016, o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, tem como objetivo unificar as regras da Língua Portuguesa escrita, em todos os países que adotam essa língua. Uma de suas principais mudanças foi o desaparecimento do acento diferencial, exceto para os verbos poder (diferença entre passado e presente) tal como no exemplo: Ele não pôde ir ontem, mas pode ir hoje. O verbo pôr (diferença com a preposição por) Exemplo: Vamos por um caminho novo, então vamos pôr casacos. E ter e vir. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta exemplos corretos da aplicação dessa regra.
Em relação à concordância em Língua Portuguesa, uma das regras é a de que a palavra que estiver próxima ao verbo não deverá influenciar na concordância, como no exemplo: A dedicação dos professores serve de exemplo, e não ...servem de exemplo. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta outro exemplo da aplicação dessa regra de concordância.
Em relação ao estudo da ortografia da língua portuguesa, utiliza-se o por que nas interrogativas diretas e indiretas, isso em virtude de por que, nesse caso ser um advérbio interrogativo. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta um exemplo de interrogativa indireta.
O recurso estilístico da metrificação ou versificação, é relacionado à técnica de fazer versos. O ritmo poético da versificação tem como elementar característica a repetição e é assegurado pela presença dos seguintes elementos: número fixo de sílabas, distribuição das mesmas em tônicas e átonas, cesura, rima, aliteração, encadeamento e paralelismo. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta a definição de cesura.
Em relação ao estudo da sintaxe, o Predicado é tudo aquilo que se declara na oração. Quando não há sujeito na oração, o predicado é a própria mensagem expressa pelo verbo. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta os três tipos de Predicados.
Til e trema não são acentos. Aponte abaixo a resposta CORRETA que apresenta a conceituação dos elementos citados acima.
O verbo visar, com o sentido de almejar, pretender ou querer, é transitivo indireto. Indique abaixo a resposta correta que apresenta um exemplo CORRETO incluindo o verbo visar.
A Teoria da Comunicação apresenta seis elementos essenciais no processo comunicativo. Aponte abaixo a resposta CORRETA que apresenta esses elementos.
O verbo fazer, em sentido temporal na indicação de tempo passado, é impessoal e, assim, deve permanecer na terceira pessoa do singular. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta um exemplo da explicação acima.
Norma culta ou norma padrão da Língua Portuguesa é um conjunto de padrões linguísticos severos, ou exigentes que definem o uso rigoroso ou correto de uma determinada língua. Normalmente esse padrão é utilizado por pessoas com elevado nível de escolaridade. Em alguns lugares seu uso será mais adequado e esperado, do que em outros lugares. Ou seja, não devemos ir à praia de paletó, nem em compromissos formais com roupa de praia. Dessa forma, indique abaixo os locais preferenciais ao uso da norma culta padrão da Língua Portuguesa.