Referente às diversas manifestações nas artes visuais, são artes visuais a pintura, a escultura, a gravura, a fotografia (FRENDA, GUSMÃO, BOZZANO, 2013). Assinale a alternativa CORRETA.
Na arte Chinesa, sua religião oriental ensinou a importância da meditação, que é uma espécie de exercício mental para eles. Os artistas começaram a representar água e montanhas num espírito de reverência, não com a intenção de fazer decoração (E.H. GOMBRICH, 2000). Assinale a assertiva da verdadeira intenção.
O movimento artístico Surrealismo teve origem na França na década de 1920 com artistas como Salvador Dalí, René Magritte e Joan Miró. Criticava a funcionalidade do mundo moderno e industrial. São características do surrealismo (MEIRA, 2009):
As habilidades necessárias à leitura das imagens e à apreciação das artes visuais consistem em observação, analise e síntese, orientação espacial e o sentido de dimensão e o pensamento lógico e criativo (ALBUQUERQUE, 2010).
I) A observação gera a memória visual que vai permitir fazermos comparações, associações, estabelecer relações, reconhecer a arte onde for avistada. Para analisarmos uma imagem, obra de arte, utilizamos os sentidos, tato, audição e a visão os percebendo através da sensibilidade.
II) Para ter orientação espacial é preciso observar os espaços. O sentido de dimensão nos ajuda a reconhecer nas obras que realizarmos ou analisarmos a harmonia ou o contraste das proporções.
III) A imaginação precisa de conhecimento que a forneça material de trabalho. Usar a criatividade muitas vezes parte da realidade trabalhando por amplifica-la, multiplica-la, substituí-la, mistura-la a reordenando, intensificando-a ou reduzindo-a. A imaginação é também trabalhada sobre as informações que se tem da realidade fazendo assim alterações surpreendentes, envolventes.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
No Brasil, quais fatores levaram o nascimento do intitulado “O cinema novo”.
No movimento artístico Impressionismo surgido no final do século XIX com artistas como Manet, Monet, Cézanne, Degas e Renoir, a pintura era baseada na sobreposição de cores onde eles dissolviam os contornos, os artistas impressionistas gostavam de pintar ao ar livre, pois a luz do sol modifica as tonalidades da cor na natureza (CALABRIA, MARTINS, 2009).
I) Os artistas Impressionistas costumavam retratar o mesmo cenário, do mesmo ângulo, sem mudar o tom de cor que a luz do sol modificava na natureza como, por exemplo, mais luz as folhas apresentavam-se com um tom de cor verde mais escuro, menos luz as folhas apresentavam-se com um tom de verde mais claro.
II) Nas obras Impressionistas a linha do horizonte não é definida e as manchas de cores, a luz solar e as pinceladas aparecem mais na pintura da paisagem.
III) A pintura era feita ao ar livre olhando para a paisagem, as diversas variações da cor e da luminosidade procuravam fixar em suas telas, a atmosfera do ambiente interligava a cor o homem e a natureza.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Nas artes visuais de cada sociedade está inserida sua identidade. Se aceitarmos que a arte é o exercício da arquitetura, pintura, esculturas, nenhum povo existe no mundo sem arte. Cada povo os fará com uma finalidade especifica de acordo com sua estética e suas experiências, atribuindo-as assim sua identidade (E.H. GOMBRICH, 2000). Assinale a alternativa INCORRETA.
Com o constante aperfeiçoamento da técnica fotográfica, logo surgiram os experimentos que buscavam representar imagens em movimento. No fim do século XIX os irmãos Auguste e Louis Lumiere desenvolveram o cinematógrafo, era o inicio do cinema (FRENDA, GUSMÃO, BOZZANO, 2013). O cinema brasileiro teve início com:
Sobre as obras de arte e os contextos em que foram produzidas, a palavra Arte pode significar diversas coisas, em tempos e lugares diferentes (E.H. GOMBRICH, 2000). Avalie as afirmações a seguir:
I) A arte desenvolvida nos permite descobrir mais sobre o ser humano de cada época, sobre como é seu cotidiano, seus sentimentos, emoções, crenças, atitudes, ideias entre outras coisas.
II) A arte comunica, registra, arquiva, questiona, eterniza conquistas, conhecimentos, descobertas, sonhos, mudanças históricas, materializa o que até então fazia moradia apenas na mente do artista e provoca reflexões.
III) As obras de arte como pintura, dança, teatro, música, escultura, fotografia e arquitetura não nos permite interatuar nos contextos em que foram produzidas não possibilitando então entender seus significados e propósitos muitas vezes sendo feitas até mesmo sem nenhum objetivo especifico.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
A respeito da aplicação da cor em publicidade, as escolas de publicidade têm também em sua grade, técnicas de aplicação da cor em seus anúncios, produtos que sinalizam e chamam a atenção de quem passa (BRIOSCHI, 2004). Assinale a alternativa CORRETA, do conceito da aplicação da cor na publicidade.
A invenção da fotografia se deu no século XIX, o primeiro a conseguir registrar uma imagem permanentemente com o uso de uma câmara escura foi o francês Nicéphore Niépce em 1826. Ele usou uma placa de estanho coberta com betume, substancia fotossensível. Sua câmara precisou ficar oito horas aberta e a imagem exposta ao sol para ser fixada, captada. Desde o seu surgimento ela foi usada tanto com propósitos documentais como artísticos. (FRENDA, GUSMÃO, BOZZANO, 2013). Assinale a opção CORRETA:
A palavra renascença significa nascer de novo ou ressurgir, quando as pessoas desse período queriam elogiar um artista, falavam que sua obra era tão boa quanto à dos antigos da Grécia e Roma (E.H. GOMBRICH, 2000).
I) O Arquiteto Brunelleschi almejava um novo processo de construção em que as formas da arquitetura clássica fossem livremente empregadas para criar novos modos de harmonia e beleza. Ele combinou colunas, pilastras e arcos a sua maneira dando leveza e elegância as construções.
II) O escultor Donatello a semelhança dos gregos e romanos estudou o corpo humano pedindo a modelos que pousasse para ele, assim ele os estudava para poder os esculpir.
III) O pintor Renascentista Van Eyck foi quem inventou a pintura a óleo, usando como principal ingrediente o ovo.
(SANTOS, LEITE, EISENBAC e outros, 2006). Qual era o propósito dessa iniciativa: É CORRETO apenas o que se afirma em:
A arte através do tempo: da pré-história ao contemporâneo:
I) A história da arte comprova que a arte da pré- história a arte contemporânea cruza toda uma era onde seu principal objetivo sempre foi e sempre será o de decoração de ambientes com a arquitetura, escultura e pintura.
II) A história da arte abrange os tempos, a arte expõe o passado e cria o presente. Ela está ao nosso redor e com ela compomos a história de uma sociedade. Existem objetos do homem que envolve os seus sentimentos, eles são conhecidos como obras de arte. Elas fazem parte da cultura de um povo e são capazes de descrever situações sociais ou não.
III) A arte pode ser definida como produto da criação do homem e de seus valores na sociedade. Dentro dela há múltiplos procedimentos e técnicas empregadas para compor uma obra. Ela é necessária, faz o homem se comunicar e refletir sobre as questões sociais e culturais.
É INCORRETO apenas o que se afirma em:
O Barroco (século XVII) com artistas como Rembrandt, Velazques, Caravaggio e os brasileiros Mestre Ataide e Aleijadinho cujas as obras são mais ornamentadas, tinha a função de revigorar os princípios doutrinários da igreja Católica após a reforma protestante (SANTOS, LEITE, EISENBAC e outros, 2006). São características do período barroco:
O Modernismo no Brasil teve início com a Semana de Arte Moderna no teatro municipal de São Paulo em 11 de Fevereiro de 1922, pois era o centenário da independência do Brasil, questionando se o país estava mesmo livre (SANTOS, LEITE, EISENBAC e outros, 2006). Qual era o propósito dessa iniciativa: