O Conhecimento Empírico é um dos alicerces para o processo de desenvolvimento de competência das pessoas nas organizações. Sua função é:
Um dos primeiros passos para a implantação da Gestão de Pessoas por Competências em uma organização é a realização do Mapeamento das Competências, que servirá de base para o processo de Gestão de Pessoas por Competências. Os passos para a realização do Mapeamento das Competências são:
I. Buscar os indicadores da competência organizacional.
II. Buscar os indicadores de competências para o cargo a serem mapeados.
III. Extrair cada indicadores os atributos de Competência imprescindíveis para a eficácia do colaborador no cargo. IV. Agrupar os atributos similares.
V. Definir e formar as competências para cada cargo.
Agora associe às descrições.
( ) Definir competências especificas através dos grupos de atributos.
( ) Extrair da cultura e da estratégia organizacional todas as informações capazes de definir atributos de competência válida para todos na organização.
( ) Para cada cargo gerar, a partir dos indicadores organizacionais e dos específicos, uma lista dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao melhor desempenho do profissional no cargo.
( ) Extrair as informações especificas a cerca dos cargos que permitirão elencar os atributos de competência necessários a cada um deles.
( ) Analisar o conjunto dos atributos, buscando similaridades que facilitem a criação das competências.
A sequência correta apresentada nas lacunas deve ser respectivamente:
A Avaliação consiste no processo de obtenção de informações sobre os efeitos que um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas tem na concretização das metas da empresa. Compreende 4 (quatro) níveis:
I. Avaliação de Reação.
II. Avaliação de Aprendizagem.
III. Avaliação Com portamental.
IV. Avaliação do Resultado Final.
Associando os itens I, II, III e IV às lacunas a seguir, temos respectivamente:
( ) É o nível de avaliação mais complexo, pois não pode ser feito de maneira imediata. Utiliza–se de amostragem de atividades.
( ) Utiliza–se de questionários.
( ) A grande dificuldade deste nível de avaliação está em separar do treinamento dos efeitos de outras atividades e eventos .
( ) Utiliza–se de entrevistas objetivas ou testes de perguntas abertas.
Assinale a sequência correta, de cima para baixo é:
A execução de treinamento é elaborada a partir da programação e centrada na relação instrutor– aprendiz. Os aprendizes são pessoas que asseiam adquirir novos conhecimentos ou melhorá–los na perspectiva de executar um melhor trabalho na sua nova tarefa e os instrutores são especialistas de determinadas áreas ou atividades que repassa o conhecimento ao aprendiz de forma organizada. A execução do treinamento requer algumas providencias como:
I. Qualificação dos instrutores.
II. Seleção dos treinadores independente das sua aptidões e interesses pessoais.
III. Qualidade do material e das técnicas de instrução.
IV. Envolvimento das chefias.
Considerando V (verdadeiro) e F (falso). I, II, III e IV são respectivamente
O Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas é uma ferramenta que viabiliza a aprendizagem e melhora o desempenho dos funcionários, as organizações bem gerenciadas têm investido nesta ação para garantir a sobrevivência, competitividade, lucratividade e satisfação dos clientes. O investimento em treinamento traz retorno compensador por favorecer oportunidades de desenvolvimento organizacional e pessoal. Para o desenvolvimento de pessoas e da própria organização, o treinamento se constitui em uma ferramenta _______ .
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Preencha a lacuna com a resposta certa. A _______ se identifica com a função de gestão. E onde temos atualmente a maior atenção com relação à formação de dirigentes do terceiro setor em nosso país.
Uma diversidade de ações e estratégias pode ser adotada para o treinamento e desenvolvimento. Contudo, a escolha deve considerar as lacunas de conhecimento, habilidades e atitudes por diagnósticos fidedignos, decorrentes de um bem elaborado. Levantamento de necessidades de Treinamento(LNI). O Brainstorming é uma técnica onde (que):
O Comportamento Organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do Comportamento Organizacional são:
I. Explicar.
II. Prever.
III. Controlar.
IV. Enfatizar.
Das opções acima: