Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Assinale a opção em que a substituição sugerida para

o termo usado no texto provoca erro gramatical ou

incoerência textual.

Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de

forma que o torne coeso, coerente e gramaticalmente

correto.

O transporte internacional passou _1_ ser utilizado em

larga escala depois da II Guerra Mundial, por aviões cada vez

maiores e mais velozes. A introdução dos motores _2_ jato,

usados pela primeira vez em aviões comerciais (Comet), em

1952, pela BOAC (empresa de aviação comercial inglesa),

deu maior impulso _3_ aviação como meio de transporte.

No final da década de 1950, começaram _4_ ser usados

os Caravelle, de fabricação francesa (Marcel Daussaud/

Sud Aviation). Nos Estados Unidos, entravam em serviço

em 1960 os jatos Boeing 720 e 707 e dois anos depois o

Douglas DC-8 e o Convair 880. Em seguida apareceram os

aviões turbo-hélices, mais econômicos e de grande potência.

Soviéticos, ingleses, franceses e norte-americanos passaram

_5_ estudar a construção de aviões comerciais cada vez

maiores, para centenas de passageiros, e _6_ dos chamados

"supersônicos", _7_ velocidades duas ou três vezes maiores

que a do som. Nesse item dos supersônicos, _8_ estrelas

internacionais foram o Concorde (franco-britânico) e o Tupolev

(russo), que transportavam 144 passageiros e voaram até os

anos 90, mas, devido aos elevados custos de manutenção,

passagens e combustíveis, eles acabaram por ter as suas

produções suspensas.

. Acesso em:

13/12/2015 (com adaptações)

Assinale a opção correspondente a erro gramatical

inserido no texto.

A Embraer S. A. atualmente é destaque (1) internacional

e passou a produzir aeronaves para rotas regionais e

comerciais de pequena e média densidades (2), bastante (3)

utilizadas no Brasil, Europa e Estados Unidos. Os modelos

190 e 195 ocupou (4) o espaço que era do Boeing 737.300,

737.500, DC-9, MD-80/81/82/83 e Fokker 100. A companhia

brasileira é hoje a terceira maior indústria aeronáutica do

mundo, com filiais em vários países, inclusive na (5) China.

. Acesso em:

13/12/2015. (com adaptações).

Assinale a opção em que a substituição sugerida provoca

erro gramatical e/ou incoerência textual.


Em relação às ideias do texto, assinale a opção correta.

Assinale a opção correspondente a erro de grafia inserido no texto.
Há alguma controvérsia (1) entre o primeiro voo da história, entre Santos Dumont e os irmãos Orville e Wilbur Wright. No entanto, deve-se lembrar que grandes invenções como o avião são converjências (2) de vários outros experimentos e feitos anteriores, em uma época de intensa (3) atividade científica. Assim como o cinema, o rádio, o balão de ar quente e várias outras invenções da modernidade, não há um inventor único, apenas aquele que consegue convencer (4) mais pessoas de que a invenção é sua.
Independentemente disso, o 14.Bis fez seu inesquecível (5) voo no dia 23 de outubro de 1906, pelas mãos de um brasileiro, marcando para sempre a data no mundo e em nosso país. A data foi transformada em Dia do Aviador pela Lei n. 218, de 4 de julho de 1936, pelo então Presidente do Brasill, Getúlio Vargas.
. Acesso em: 13/12/2015 (com adaptações).

Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de forma que o torne coeso, coerente e gramaticalmente correto.
A auditoria presencial da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) informou recentemente que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alcançou 96,49% __1__ conformidade no Universal Safety Oversight Audit Programme – Continuous Monitoring Approach (USOAP CMA), programa lançado __2__ resposta às preocupações __3__ adequação da vigilância da segurança operacional da aviação civil em todo o mundo. O resultado preliminar obtido __4__ Agência coloca o país __5__ quarto lugar no ranking de segurança operacional da aviação no mundo, ficando atrás __6__ Coreia do Sul, de Cingapura e dos Emirados Árabes Unidos. A nota obtida pela ANAC demonstra o desenvolvimento da Agência, a evolução de sua maturidade institucional e o aprimoramento da segurança operacional da aviação civil no país.
. Acesso em: 13/12/2015 (com adaptações).

Leia os trechos a seguir e ordene-os nos parênteses de

modo que preservem a coerência e a coesão textual.

( ) Assim surgiu a Panair do Brasil, que possuía 100% do

capital americano. O capital nacional só começou a entrar na

empresa a partir de 1942

( ) Inicialmente o coronel veio conversar com o governo

brasileiro para entrar na concorrência do transporte de malas

postais na América do Sul.

( ) A Panair teve origem na empresa Nyrba ─ New York Rio

Buenos Aires Lines Inc ─, que chegou ao Brasil através do

Coronel Ralph O' Neil, da Marinha Americana.

( ) O vôo inaugural se deu em 24 de janeiro de 1930, entre

Rio de Janeiro e Fortaleza, com escalas em Campos, Vitória,

Caravelas, Ilhéus, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife e Natal

incluindo o pernoite em Salvador. No total, a viagem durava

34h50 em cada sentido da rota.

( ) Somente em 1930 O' Neil conseguiu autorização para

operar linhas aéreas no Brasil. A crise da bolsa de New

York atrapalhou os negócios da Nyrba, que terminou por

ser incorporada pela Pan American, um gigante da aviação

americana.

.

Acesso em: 13/12/2015 (com adaptações).

A sequência correta obtida é

Assinale a opção que apresenta substituição correta para a forma verbal contribuiu (l. 6).
No início da década de 60, trinta anos depois de sua fundação, a Panair já era totalmente nacional. Era uma época de crise na aviação comercial brasileira, pois todas as companhias apresentavam problemas operacionais e crescentes dívidas para a modernização geral do serviço que prestavam. Uma novidade contribuiu para apertar ainda mais a situação financeira dessas empresas — a inflação. Apesar disso, não foram esses problemas, comuns às concorrentes, que causaram a extinção da Panair.
. Acesso em: 13/12/2015 (com adaptações).

Em relação ao texto, assinale a opção correta.


Assinale a opção que apresenta informação correta depreendida do texto.
Com a pesquisa O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil é possível saber quem são os passageiros, quais as principais rotas que utilizam, quais as rotas que desejam ver implantadas e quais são os municípios influenciados por cada um dos 65 aeroportos.
A pesquisa, feita em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), confirma que a democratização do transporte aéreo, o mais utilizado hoje pela população, é uma realidade. No ano passado, quase metade dos passageiros (45%) ganhava entre dois e dez salários mínimos – 6,1%, dois; 17,2%, entre dois e cinco; e 21,7%, entre cinco e dez. Enquanto o número de passageiros cresceu 170% entre 2004 e 2014, o preço das passagens caiu 48% no mesmo período.
. Acesso em: 13/12/2015> (com adaptações).

Assinale a opção que apresenta ideia corretamente depreendida do texto.
Produzido por Marco Altberg e sua esposa Maiza Figueira de Mello, o documentário "Panair: Uma história de amor com o Brasil" traz de volta a história glamourosa daquela que foi uma das mais importantes companhias aéreas do Brasil e que desperta saudades em todos aqueles que tiveram a oportunidade de voar em suas aeronaves ou que simplesmente ficavam observando os aviões cruzarem os céus com a tradicional faixa verde, levando as cores do Brasil para o mundo inteiro.
Responsável pela popularização do transporte aéreo no país, a empresa teve suas atividades interrompidas em 1965, num corriqueiro despacho oficial injustificável. Até hoje essa história permanece sem explicações satisfatórias. É uma mancha na história da aviação brasileira, que a justiça ainda não explicou e que ofuscou o brilho dos famosos Constellations, tirou o permanente sorriso do rosto das aeromoças, guardou o impecável uniforme nas gavetas, mas não pôde apagar a estima e a saudade que ficou no coração do brasileiro.
. Acesso em: 13/12/2015 (com adaptações)

Assinale a opção em que o trecho preenche a lacuna do texto de forma que o torne coeso, coerente e gramaticalmente correto.
O primeiro voo com passageiros da Panair foi feito em 1931, entre as cidades de Belém e Rio de Janeiro. Nesta época, todos os pilotos eram americanos. O primeiro piloto brasileiro foi o Coronel Luis Tenan, que assumiu o comando de uma das aeronaves em 1935. Antes disso, a Panair chegou até a Amazônia e sua atuação naquela região foi fundamental para que o governo levasse alimentos e remédios a pontos quase inatingíveis da selva. _________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________ Para fazer essa travessia, a empresa tinha à disposição os modernos Constellations. O primeiro vôo foi realizado em 27 de abril de 1941. O destino era Londres, mas antes houve paradas nas cidades de Recife, Dakar, Lisboa e Paris. Em menos de três anos depois desta viagem inaugural, a Panair já havia realizado mil vôos para a Europa, transportando mais de 60 mil passageiros.
. Acesso em: 13/12/2015 (com adaptações)

Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de forma que o torne coeso, coerente e gramaticalmente correto.
No período de 1907 a 1910, Santos Dumont realizou inúmeros voos com o monoplano Demoiselle. Patrono da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira __1__ recebeu a patente de Marechal do Ar, __2__ considerado, até hoje, o brasileiro que mais se destacou na história da aviação mundial.
Ao voo de Santos Dumont __3__ um período de competição entre países da Europa e os Estados Unidos na conquista de recordes de velocidade e distância. Com a I Guerra Mundial, a aviação tomaria considerável impulso, em virtude do uso dos aviões __4__ arma de grande poder ofensivo, mas seria na década de 1920/1930 que esse avanço se consolidaria.
Desde antes da I Guerra Mundial, atravessar o Atlântico sem escalas era a meta dos aeronautas e projetistas de aviões. Em 1919, Raymond Orteig, de Nova Iorque, ofereceu um prêmio de US$ 25.000,00 __5__ quem voasse de Nova Iorque a Paris, sem escalas.
. Acesso em: 13/12/2015 (com adaptações).

Assinale a opção que apresenta explicação correta para a inserção de "que é" antes do segmento grifado no texto. A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República divulgou recentemente a pesquisa O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil, o mais completo levantamento sobre transporte aéreo de passageiros do País. Mais de 150 mil passageiros, ouvidos durante 2014 nos 65 aeroportos responsáveis por 98% da movimentação aérea do País, revelaram um perfil inédito do setor.
. Acesso em: 13/12/2015 (com adaptações).

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282