O endereçamento via orientação geográfica informa o almoxarife sobre o lugar onde o item deve ser armazenado. Logo, o código A-1-1-2- 1 representa a localização detalhada em:
O ambiente organizacional deve ser delineado, considerando as funções da administração, como um instrumento para facilitar o alcance dos objetivos estabelecidos. Desse modo, são componentes da estrutura organizacional, EXCETO:
Estão descritas abaixo condutas relativas ao planejamento e controle dos custos na gestão de estoques. Analise-as e marque ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso.
( ) No planejamento e controle dos custos relacionados à gestão de estoques, a primeira etapa a ser observada é sua identificação e quantificação. A seguir, deve-se conhecer o status atual da gestão de estoques na organização.
( ) O custo total atrelado à gestão de estoques na organização é o resultado da soma de diversos componentes como, por exemplo, os gastos com a compra (a quantia que, de fato, é desembolsada na transação) e os custos de armazenagem (isto é, o almoxarifado como centro de custos).
( ) Os custos atinentes à falta de produtos em estoque ou os gastos com o ressuprimento não influenciam no cômputo do custo total associado à gestão de estoques na organização.
A sequência CORRETA é:
No que diz respeito ao layout e arrumação dos produtos no estoque, alguns passos devem ser obedecidos ao se fazer o desenho de um armazém. Indique a alternativa em que a orientação NÃO condiz com esses atos preparatórios:
Sobre a gestão de armazenamento, é ERRÔNEO afirmar que
O trabalho no interior de um armazém requer bastante agilidade e flexibilidade dos envolvidos. Assim, é possível responder com eficiência a uma demanda que, caso não seja bem administrada, pode levar o armazém a ficar rapidamente desorganizado. Assinale a alternativa que revela a exata correspondência entre a nomenclatura e os aspectos referentes à armazenagem que afetam produtividade e custos, respectivamente.
I- Precisa levar em conta tempo e métodos para cada um dos principais produtos, e esses produtos devem estar localizados mais próximos à expedição.
II- Apesar do uso de sistemas integrados sofisticados e caros em muitas organizações, como o ERP (Enterprise Resource Planning), ainda são comuns as divergências de estoque, isto é, falta ou sobra produtos dentro do armazém.
III- O uso de coletores de código de barras sem um sistema eficiente de gestão é insuficiente para garantir a precisão do estoque.
As preposições abaixo relacionadas tratam de noções de higiene e segurança no ambiente de trabalho. Analise-as, de modo a julgá-las como verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) e, em seguida, assinale a sequência CORRETA:
( ) Segurança do trabalho é o nome que se dá a um conjunto de normas técnicas, médicas, educacionais e psicológicas, utilizadas para evitar acidentes, seja suprimindo as circunstâncias inseguras do ambiente, seja persuadindo os indivíduos da fixação de ações premunitivas.
( ) A higiene do trabalho na conjuntura da gestão de Recursos Humanos envolve uma categoria de normas e procedimentos, objetivando, sobretudo, a proteção da saúde física e mental do servidor, procurando resguardá-lo dos riscos de saúde referentes ao exercício funcional, o ambiente físico onde é executado e até mesmo fora do expediente.
( ) Segundo o conceito emitido pela OMC, Organização Mundial de Saúde, a saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social que não se restringe à ausência de enfermidade. Logo, pode-se dizer que segurança e higiene do trabalho, embora sejam atividades interligadas, não repercutem sobre a continuidade da prestação de serviços e sobre a moral dos servidores.
Na sequência são elencadas as funções, atribuições e responsabilidades do almoxarife. Indique a alternativa na qual a função NÃO tem relação com a descrição do cargo.