Leia o fragmento seguinte para responder às questões 05, 06 e 07. "Não se pode negar que o fenômeno existe: o que mais se faz hoje em dia é surfar, deletar ou tratar do marketing. Mas isso não significa o desaparecimento da língua portuguesa; ..." (linhas 13-14)
O pronome “isso” tem função coesiva e retoma
“Quero dizer que não há o menor sintoma de que os empréstimos estrangeiros estejam causando lesões na língua portuguesa: a maioria, aliás, desaparece em pouco tempo, e os que ficam se assimilam.” (linhas 18-20) O vocábulo “aliás” expressa uma ideia de
As questões 13, 14 e 15 devem ser respondidas com base no Texto II
Na oração “Porque, entre nós, imperam a civilidade, a gentileza ...", a função sintática
dos termos sublinhados é
Leia o fragmento seguinte para responder às questões 05, 06 e 07. "Não se pode negar que o fenômeno existe: o que mais se faz hoje em dia é surfar, deletar ou tratar do marketing. Mas isso não significa o desaparecimento da língua portuguesa; ..." (linhas 13-14)
As classes morfológicas das formas sublinhadas no fragmento em análise são, respectivamente:
“O português, como toda língua, precisa crescer para dar conta das novidades sociais,
tecnológicas, artísticas e culturais (...)". (linhas 20-21)
O conectivo sublinhado expressa a ideia de
O trecho do TEXTO I que melhor se relaciona com as informações veiculadas nos dois primeiros quadrinhos do TEXTO II é
Ao abordar o tema dos empréstimos linguísticos, o professor José Luiz Fiorin declara que: “A gramática não se encontra ameaçada por empréstimos estrangeiros, pois eles são pronunciados de acordo com o sistema fonológico do português e usados segundo a morfologia e a sintaxe de nosso idioma.” (FIORIN, 1996, p.225-226) Os termos citados no texto de Mário Perini que melhor ilustram o comentário acima são
O enunciado do texto de Mário Perini em que a palavra sublinhada é substituída pelo termo entre parênteses, sem grande comprometimento do sentido original, é
Em relação ao uso dos estrangeirismos, depreende-se do texto a informação de que
“Aqui pretendo trazer uma opinião mais otimista: a nossa língua, estou convencido, não está em perigo de desaparecimento” (linhas 6-7) A justificativa do uso de dois pontos no enunciado é
Na busca por aferir à frase “o casaco que cê ia sair com ele tá rasgado" o devido grau de
formalismo, característico da linguagem culta, modalidade escrita, deve-se reescrevê-la como
em:
As questões 13, 14 e 15 devem ser respondidas com base no Texto II
Nos quadrinhos 1 e 3 do Texto II, a opção pelo emprego dos termos “uma” e “tal”, nesta indica a passagem de
A construção do texto em análise configura uma sequência predominantemente
Leia o fragmento seguinte para responder às questões 05, 06 e 07. "Não se pode negar que o fenômeno existe: o que mais se faz hoje em dia é surfar, deletar ou tratar do marketing. Mas isso não significa o desaparecimento da língua portuguesa; ..." (linhas 13-14)
A mudança feita no enunciado em questão que ALTERA o seu sentido é a seguinte:
As questões 13, 14 e 15 devem ser respondidas com base no Texto II
No quadrinho 2, apresenta-se uma justificativa para a suposta falta da palavra “bullying” em português. Na verdade, usa-se “bullying” em português porque a palavra correspondente – “iniquícia” – é