Manual de Redação Oficial da Presidência da República afirma: Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo. Dadas as características seguintes, referentes a esse tipo de redação,
I. Impessoalidade.
II. Uso do padrão culto da linguagem.
III. Clareza.
IV. Concisão.
V. Formalidade.
VI. Uniformidade.
verifica-se que
Dadas as inferências básicas de todo texto oficial,
I. A concisão, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto.
II. O uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição, avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.
III. A formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos.
IV. A impessoalidade, que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.
verifica-se que