A respeito de padrões de projeto, existem os padrões que descrevem maneiras comuns de organizar classes e objetos em um sistema e há aqueles que fornecem estratégias testadas para modelar a maneira como os objetos colaboram entre si em um sistema. Está-se falando, respectivamente, dos padrões de projeto
Assinale a opção que apresenta SOMENTE padrões de projeto criacionais.
O modelo cascata é um dos paradigmas mais antigos da engenharia de software. Dentre os problemas às vezes encontrados quando se aplica o modelo cascata, tem-se:
O Processo Unificado (PU) consiste em uma tentativa de aproveitar melhor os recursos dos modelos tradicionais de processo de software, mas buscando implementar melhores princípios do desenvolvimento ágil de software. Assim, sobre o PU, assinale a opção CORRETA.
Um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma corporação ou organização empresarial em um único sistema capaz de facilitar o gerenciamento de seus negócios é denominado
Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao paradigma da prototipação em engenharia de software.
I. Na etapa inicial, faz-se uma reunião com os envolvidos para definir os objetivos gerais do software;
II. O projeto rápido leva à construção de um diagrama com as necessidades do cliente;
III. O protótipo na grande maioria das vezes é projetado sem a preocupação com a qualidade e com o funcionamento a longo prazo;
IV. Assim como no ciclo de vida clássico, a prototipação objetiva a funcionalidade do produto e não a qualidade.
Está CORRETA a opção:
No mercado atual, Web Services é a plataforma tecnológica mais associada à realização de
Dentre os tipos de serviços usados na SOA (Service Oriented Architecture), assinale a opção que apresenta o tipo de serviço que geralmente pode ser representado em um diagrama, além de ser orientado a tecnologia.