As novas formas de organização social que surgiram em decorrência da industrialização, pois, em um curto espaço de tempo, firmaram-se e modificaram o modo de vida de grandes contingentes humanos. A respeito das transformações postas pela Revolução Industrial, analise as afirmativas a seguir.
I. A máquina assume funções antes desempenhadas pelo homem, multiplicando a capacidade deste e executando com vantagem tarefas que antes eram exercidas por muitos indivíduos.
II. Com a transição dos modos de vida e de trabalho motivada pela Revolução Industrial, o problema técnico organizacional, de especialização e divisão do trabalho estava intimamente ligado a outro: o da gestão do fator humano.
III. Com a Revolução Industrial ficou claro o aumento da produtividade que se originou do aumento da habilidade individual do trabalhador; como consequência houve melhores condições de trabalho e remuneração da classe operária.
IV. A introdução da máquina no processo industrial, durante o século XVIII, impulsionou a organização racional das tarefas produtivas em primeiro lugar, ordenando a divisão do trabalho.
Está correto o que se afirma apenas em
Em diferentes sociedades, a cultura estrutura-se formando sistemas complexos que apresentam um conjunto de elementos interdependentes que se inter-relacionam. Sobre os elementos que caracterizam uma cultura, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Traço cultural.
2. Complexo cultural.
3. Subcultura.
4. Padrão cultural.
( ) É um elemento simples e unitário, que pode distinguir uma determinada cultura.
( ) Representam consensos que orientam a conduta diante de determinada situação.
( ) Caracteriza-se pela combinação de elementos culturais, tendo uma empresa como um exemplo.
( ) Constitui um segmento que se difere de um complexo maior.
A sequência está correta em
Como instituição social, a família preenche várias funções em qualquer sociedade. A natureza dessas funções e o nível de desempenho variam de grupo para grupo. Dentre as funções da família, assinale a afirmativa INCORRETA.
Considerando que na sociologia estudamos a religião fundamentalmente no que diz respeito às funções que cumpre na sociedade, é possível considerar que a religião está exercendo a função de:
Sozinho o indivíduo pouco pode fazer, mas, juntos, os indivíduos podem unir seus recursos e afetar a sociedade. O poder social emana de várias fontes.
Sobre as fontes do poder social e sua respectiva concepção, analise as afirmativas a seguir.
I. O poder emana da autoridade, a autoridade significa que o indivíduo ocupa na organização uma posição que os outros consideram legítima. Ele tem o direito reconhecido de comandar.
II. O poder emana da natureza, ao ponto que todos os poderes possuem funções distintas, tornando-os poderes harmônicos e independentes.
III. O poder emana da riqueza, da posição de classe na sociedade, a pobreza implica impotência.
IV. O poder emana da própria organização; pessoas bem organizadas têm maior habilidade de fazer valer a vontade do que as não organizadas.
Está correto o que se afirma apenas em
A partir da segunda Revolução Industrial no século XIX e prosseguindo no que hoje em dia se denomina sociedade pós-industrial ou pós-moderna, as artes, que haviam se tornado autônomas ou se liberado da submissão à religião, foram submetidas a uma nova servidão: as regras do mercado capitalista e a ideologia da indústria cultural.
Em relação ao efeito da indústria cultural, assinale a afirmativa INCORRETA.
Enquanto a preocupação principal do positivismo foi com a manutenção e a preservação da nova sociedade capitalista, o marxismo procurou fazer uma crítica radical a esse tipo de ordem social, colocando em evidência seus antagonismos e suas contradições.
A respeito do pensamento desenvolvido por Marx e Engels, analise as afirmativas a seguir.
I. Na concepção de Marx e Engels, o estudo da sociedade deveria partir de sua base material, e a investigação de qualquer fenômeno social, da estrutura econômica da sociedade, que constituía a verdadeira base da história humana.
II. Desenvolveram a teoria de que os fatos econômicos são a base sobre a qual se apoiavam os outros níveis da realidade como a política, a cultura, a arte e a religião, devendo o conhecimento da realidade social converter-se em um instrumento político.
III. Ocuparam-se com os problemas da ordem social concentrando sua atenção principalmente na estabilidade social, privilegiando as situações presentes na sociedade industrial como a realidade mais evidente da sociedade capitalista.
IV. Desenvolveu o método dialético tendo proposto quatro características fundamentais do método: tudo se relaciona (lei da ação recíproca e da conexão universal); tudo se desenvolve (lei do desenvolvimento incessante); mudança quantitativa; e, luta dos contrários.
Está correto o que se afirma apenas em
A Sociologia, na interpretação de Max Weber, é uma ciência que tem por objetivo compreender claramente a conduta humana e fornecer explicação causal de sua origem e resultados. A conduta social seria, então, o caminho para compreensão da situação social e o entendimento das intenções na visão de Weber e, para tal, ele sugeriu dois tipos de compreensão; assinale-os.
A indústria cultural, os meios de comunicação de massa e a cultura de massa surgem como funções do fenômeno da industrialização.
Em relação à indústria cultural, assinale a afirmativa correta.
As instituições sociais são um sistema complexo e organizado de relações sociais relativamente permanente, que incorpora valores e procedimentos comuns e atende a certas necessidades básicas da sociedade.
A partir das características das instituições sociais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Cada instituição tem como objetivo primordial a satisfação das necessidades sociais gerais a toda a sociedade.
( ) As instituições sociais incorporam os valores fundamentais adotados pela maioria da sociedade.
( ) Os ideais de instituição são, em geral, aceitos pela grande maioria dos membros da sociedade.
( ) As instituições são relativamente passageiras.
( ) Cada instituição está perfeitamente estruturada e organizada segundo um conjunto estabelecido de normas, valores e padrões de comportamento.
A sequência está correta em
O exercício do poder é um processo social na medida em que indivíduos ou grupos detêm condições de influenciar ou alterar o comportamento de outros indivíduos ou grupos.
Sobre o poder, analise as afirmativas a seguir.
I. O poder é legítimo quando é aceito e existe a disposição de obediência por parte daqueles que não o detém. Será ilegítimo o poder quando exercido por indivíduos ou grupos sociais que não é aceito pelos demais e impõe sua vontade mesmo havendo resistência.
II. Nos primeiros grupamentos humanos, a força, provavelmente, era o único componente do poder, os estados modernos reservam para si o monopólio do uso da força, e alocam todos os meios importantes de coerção física para suas organizações.
III. O uso do poder pode ser observado por grupos criminosos que se utilizam da coerção física em razão da autoridade
concedida a eles para representar as minorias sociais baseado nas qualidades pessoais de seus líderes.
IV. O poder tem como componentes: força, uso ou ameaça de coerção física; autoridade, habilidade para afetar as decisões e
ação de outros; e, influência, direito estabelecido para tomar decisões.
Está correto o que se afirma em
De acordo com Demo (2017), o tema do controle democrático possui referência marxista inconteste, em particular, relativa à Comuna de Paris, escrito de 1872, analisando fatos de 1971, em que Marx defende de forma radicalmente popular a democracia.
São consideradas regras básicas da comuna, EXCETO:
Marx e Engels observaram que, a cada modo de produção, a consciência dos seres humanos se transforma.
Na perspectiva do pensamento de Marx e Engels:
A sociologia emprega, em suas investigações, vários métodos e técnicas científicas, na maioria dos casos usados concomitantemente. O método se caracteriza por uma abordagem mais ampla em nível de abstração mais elevado dos fenômenos da natureza e da sociedade.
Sobre os métodos de abordagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
O surgimento da sociologia ocorre em um contexto histórico específico, que coincide com a desagregação da sociedade feudal e a consequente consolidação da sociedade capitalista.
Sobre o contexto do surgimento da sociologia, assinale a afirmativa INCORRETA.