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Dialética advém do grego dialetiké. Não há um consenso sobre a origem do termo dentro da história da filosofia. A Dialética, principalmente, durante a Idade Média, perdeu força, configurou-se como secundária, ou como um método acessório ao método científico. Filósofos como Denis Diderot e Jean-Jacques Rousseau foram responsáveis pelo fortalecimento da dialética.

Assinale a, a seguir a alternativa que apresenta corretamente o nome do filósofo e uma breve descrição relacionada à sua ideia de dialética.

A bioética é campo de conhecimento multi e interdisciplinar que estuda a conduta humana nas ciências da vida e nos cuidados em saúde, à luz de valores e princípios morais. Interessa-se por ampla gama de eventos ocorridos desde o início até o término da existência humana. Sob a perspectiva da bioética, em relação à terminalidade da vida humana, é correto afirmar que:

Doxa e Episteme são duas palavras de origem grega. A diferenciação de concepções acerca do significado dessas palavras exerce um papel importante para entender a teoria de uma série de filósofos.

Em Platão:

O conhecimento científico é considerado conquista recente da humanidade. Atualmente, temos várias comunidades
científicas, indivíduos que se reconhecem e são reconhecidos como possuidores de conhecimentos específicos nas áreas da
investigação científica.

Nesse contexto:

Formado no início da década de 1920 por um grupo de pensadores, como reação à filosofia idealista e especulativa que, como acreditavam seus membros, era praticada nos centros de estudos da Alemanha naquela época, o Círculo de Viena (Wiener Kreis) teve como principais influências as ideias dos positivistas Ernst Mach e Auguste Comte, a lógica de Russell, Whitehead, Peano e Frege, bem como os novos paradigmas da física contemporânea, especialmente as descobertas de Einstein.

O Círculo de Viena pertencia a um movimento intelectual:

Simone de Beauvoir foi escritora, filósofa, intelectual, ativista e professora. Integrante do movimento existencialista francês, Beauvoir foi considerada uma das maiores teóricas do feminismo moderno. Dona de um espírito inquieto e revolucionário para sua época, Beauvoir preconizava em suas teorias e obras:

No período da escolástica pós-tomista, destacam-se os seguintes pensadores com suas respectivas teorias:

Também conhecido como a “Idade de Ouro de Atenas”, ou Período Clássico, foi uma época histórica de grande desenvolvimento da cidade de Atenas. Este período corresponde ao século V a.C. da história da Grécia Antiga, principalmente aos anos em que Péricles governou Atenas.

Péricles, entre várias das suas ações, foi o responsável:

A concepção de Berkeley de idealismo parte de uma concepção própria de realidade. Dentre as suas principais teorias, podemos apontar:

A Filosofia da Linguagem é o ramo da Filosofia que investiga as relações entre mundo, pensamento e linguagem. Foi somente a partir do século XX que a Filosofia passou a considerar a linguagem como uma investigação filosófica fundamental.

Para o filósofo austríaco Wittgenstein — um dos mais notáveis autores da Filosofia da Linguagem: 

O Renascimento Cultural contribuiu para uma série de transformações, inclusive nos aspectos filosóficos. Erasmo de Rotterdam, Michel de Montaigne, Giordano Bruno, Nicolau Maquiavel, dentre outros, foram pensadores que se destacaram nesse período. Montaigne, especificamente:

Hannah Arendt nasceu no ano de 1906, em Hannover, Alemanha. O conteúdo das reflexões filosóficas e sua intensa produção literária na área da filosofia foi (e é) muito importante, embora ela mesma não se incluísse dentro da categoria de pensadores.

Dentre algumas de suas discussões, podemos apontar:

Muitas cientistas eram e são responsáveis por descobertas importantes na história e seus nomes ficaram marcados pelo imenso conhecimento produzido, sobretudo por serem precursoras e vanguardistas em certos períodos em que a ciência era dominada por homens.

Em relação a algumas dessas protagonistas da ciência e sua atuação na área do conhecimento, assinale a afirmativa correta.

O idealismo alemão foi um movimento filosófico, iniciado por Imannuel Kant, que tentava resgatar na filosofia a busca pelo pensamento transcendente ideal e as relações disso com o sujeito pensante.

Em relação às questões educacionais, especificamente:

Nos textos anteriores (textos I e II), encontramos, respectivamente, as falácias: