Com o objetivo de apresentar o texto em situações de comunicação diversificadas, o Currículo do Estado de São Paulo propõe, para cada bimestre, um eixo de organização. Cada eixo terá o texto em uma dada situação como base para a organização dos estudos.
Assim, em todos os anos do Ensino Fundamental II, serão estudados:
I. 1º bimestre: Tipologias e gêneros textuais.
II. 2º bimestre: Tipologias e gêneros textuais.
III. 3º bimestre: Literatura e discursos.
IV. 4º bimestre: Texto, sintaxe e semântica.
Está correto o que se afirma em:
“Ato ou acontecimento pelo qual um indivíduo empírico, por meio de trabalho físico e mental, produz um enunciado que será recebido, em processo interativo e social, por outro indivíduo. Esse acontecimento instaura um “eu" que, dentro do enunciado, assume a responsabilidade do ato de linguagem e um “você" constituído pelo “eu" (enunciador) do texto". (Currículo do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa, p. 34).
A definição acima se refere à(ao):
Com base no Currículo do Estado de São Paulo, as disciplinas nas quais se fazia o ensino da Língua Portuguesa até o fim do Império eram:
I. Poética.
II. Retórica.
III. Redação.
IV. Gramática.
V. Literatura.
Está incorreto o que se afirma em:
Em consonância com o Currículo do Estado de São Paulo, em quantos campos de estudo os conteúdos disciplinares de Língua Portuguesa foram organizados no Ensino Médio?