Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 9 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“A introdução da Educação Artística no currículo escolar foi um avanço, principalmente pelo aspecto de sustentação legal para essa prática e por considerar que houve um entendimento em relação à arte na formação dos indivíduos." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte). A arte foi incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas foi considerada “atividade educativa" e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento. Essa inclusão aconteceu no ano de:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de arte informam que, na primeira metade do século XX, as disciplinas que faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias concentravam o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das classes sociais dominantes. Assinale a disciplina que não faz parte desse período:

Indique a alternativa que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, não faz parte dos conteúdos gerais do ensino da arte:

Qual é a contribuição do professor, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, no campo das artes, segundo autores responsáveis pela mudança de rumo do ensino de arte nos Estados Unidos no início da década de 70?

Assinale a alternativa que representa, corretamente, uma das capacidades que os alunos deverão desenvolver ao longo do ensino fundamental de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte:

“[...] houve uma reorientação de pensamento sobre o ensino das artes em centros norte-americanos e europeus, questionando basicamente a ideia do desenvolvimento espontâneo na expressão artística, procurando definir a contribuição específica da arte para a educação do ser humano." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte). Essa reorientação, da qual fala o texto, aconteceu na entrada da década de:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que aprender arte é desenvolver progressivamente um percurso de criação pessoal cultivado, ou seja, mobilizado pelas interações que o aluno realiza no ambiente natural e sociocultural. Tais interações são realizadas, exceto:

“O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, que é preciso reordenar referências a cada momento, ser flexível. Isso significa que __________ e ___________ são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte). Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte, a aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando no aluno a possibilidade de perceber-se como agente de transformações. Além disso, encarar a arte como produção de significações que se transformam no tempo e no espaço e que permite tornar-se contemporâneo de si mesmo. No convívio com o universo da arte, os alunos podem, enfim, conhecer, exceto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282