Considere o trecho:
Somos tão civilizados, nós, os brasileiros, que (1) simples questões de boa educação,
costume na maioria dos países civilizados, entre nós têm de se tornar lei para que sejam
observadas. E a lei, ah! essa é outra história, a lei atropela indivíduos, que (2) ela não
quer e não pode ver.
Parece que (3) a boa educação, entre nós, precisa ser empurrada goela abaixo e à força.
Às vezes, com marreta, malho, tacape e o que (4) mais for necessário para que desça.
Os elementos linguísticos destacados classificam-se, respectivamente, como
Considere o período:
Na minha frente, (1ª) um jovem, (2ª) com seus vinte e cinco anos, (3ª) penava uma espera
atroz, (4ª) principalmente para ele, (5ª) que, (6ª) fisicamente, (7ª) parecia bem mal.
Tomando como referência as convenções da norma-padrão, as vírgulas presentes no período
são
A variedade linguística dominante no texto apresenta-se, simultaneamente,
No que se refere à inter-relação dos parágrafos por meio de mecanismos coesivos, é correto afirmar:
A linguagem empregada no texto é caracterizada, dominantemente, pela
Considere as palavras em destaque no trecho:
Dar o lugar a uma pessoa idosa em ônibus (1ª), a uma mulher grávida... Meu Deus do
céu (2ª), é tão fácil (3ª) perceber que não se precisa de lei para que o sofrimento
humano comova pessoas bem-educadas! Podem ser raras, mas ainda se encontram
pessoas que mantêm (4ª) tal comportamento.
O acento gráfico é utilizado não apenas para sinalizar a tonicidade na
No trecho que compreende os parágrafos 5º, 6º e 7º, predominam os tipos textuais
Considere o período:
Se a lei nasceu da necessidade de se impor um tipo de solidariedade, uma conduta bemeducada,
para aliviar o sofrimento humano, parece que ela, cega como é, nem sempre
atinge seu objetivo.
Pluralizando-se o elemento linguístico destacado, o período, em conformidade com as
convenções da norma-padrão, deve, necessariamente, apresentar as seguintes alterações: