Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto precedente, julgue:
A supressão do acento indicativo de crase em “à própria noção de ‘viagem’” (R.18) manteria os sentidos e a correção gramatical do texto.
Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue:
O trecho “enquanto o rapaz galgava outros com dificuldade” (R. 3 e 4) mostra que havia uma perseguição à galinha pelos telhados da casa.
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue:
A acepção de ritual empregada nos dois primeiros períodos do texto afasta-se, segundo a autora, do sentido corrente dessa palavra, explorado no restante do texto.
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue:
O texto defende que, em uma manifestação social, o ritual é a dimensão que mais contribui para a transmissão dos valores e conteúdos implicados nessa manifestação.
Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto precedente, julgue:
O termo “Desenvolveram-se” (R.5) poderia ser substituído pela locução Foram desenvolvidos, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto.
Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto precedente, julgue:
As formas pronominais “os quais” (R.9) e “a qual” (R.16) referem-se, respectivamente, a “portadores físicos” (R.8) e “situação” (R.15).
Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue:
No trecho “É verdade que não se poderia contar com ela para nada” (R. 8 e 9), o uso da próclise justifica-se pela presença da palavra negativa “não”.
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue:
A substituição do trecho “se for considerado” (R.12) por quando considerado preservaria a coerência e a correção gramatical do texto
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue:
Depreende-se do trecho “Tudo se passa como se nós, modernos, guiados pela livre vontade, estivéssemos liberados desse fenômeno do passado” (R. 19 a 21) que a autora, ao se declarar moderna, repudia o que pertence ao passado.
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue:
A expressão “do passado” (R.21) foi empregada no texto com o mesmo sentido de obsoleto.
Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto precedente, julgue:
A “rede mundial de computadores” a que o autor se refere nas linhas 16 e 17 do texto corresponde à Internet.
Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue:
As palavras que formam a frase “Estúpida, tímida e livre” (R.6) qualificam o ser que é o tema do texto: a galinha.
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue:
O texto apresentado é predominantemente descritivo, já que exemplifica uma das acepções do termo ritual.
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue:
A expressão “sua relevância” (R.8) refere-se a “rituais” (R.5)
Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue:
No trecho “pairava ofegante num beiral de telhado” (R. 2 e 3), o verbo pairar está empregado com o mesmo sentido de ameaçar.